24 fevereiro 2025, 13:18
Varandas reage aos comunicados de FC Porto e Benfica
Presidente do Sporting falou à margem da tomada de posse de Pedro Proença
Frederico Varandas lançou o repto: se a equipa liderar a tabela classificativa após jogo com o Famalicão está bem lançada para o bicampeonato. Após paragem para as seleções, Rui Borges recebe pesos-pesados
A prova dos nove está aí à porta. A deixa partiu do presidente Frederico Varandas, em declarações à margem da tomada de posse de Pedro Proença na presidência da Federação Portuguesa de Futebol: «Não via há décadas o Benfica e o FC Porto preocupados com o Sporting. Mas percebo porque estão preocupados. Porque mesmo estando nós tão condicionados [fazendo alusão ao rol de lesionados, são oito, de momento], eles acreditam no nosso bicampeonato. Quero deixar um aviso aos nossos adeptos: vêm aí semanas difíceis, com jogadores de 17 anos a jogar, oito jogadores lesionados, mas estamos na luta e em primeiro lugar. E se chegarmos a março em primeiro lugar, quando regressarem os pesos-pesados, veremos quem será mais forte.»
24 fevereiro 2025, 13:18
Presidente do Sporting falou à margem da tomada de posse de Pedro Proença
Pois bem, amanhã, o Sporting recebe o Famalicão, em jogo da 26.ª jornada, num teste de fogo, tendo em conta que os famalicenses têm sido osso duro de roer. Recuemos, então, à era de Ruben Amorim, com o Famalicão a ser a equipa que mais pontos roubou ao leão. Aliás, na época 2019/2020, ainda antes da chegada de Amorim (foi anunciado a 4 de março de 2020), os leões perderam os dois jogos com a formação de Famalicão: 0-1 na 6.ª jornada (Leonel Pontes era o treinador) e 1-3 na 26.ª (com Silas no comando técnico).
Seguimos então para os registos de Amorim com os famalicenses: não conseguiu vencer os três primeiros encontros: empates em 2020/2021, por 2-2 (9.ª jornada) e por 1-1 (26.ª), na época seguinte novo empate na primeira volta (1-1), depois, então, vieram os registos positivos: cinco vitórias no mesmo número de jogos realizados.
A jogar em casa, onde, até agora (12 jogos) só o Santa Clara conseguiu vencer, por 1-0, e o Arouca empatou (0-0), o Sporting quer fazer valer-se dessa fortaleza, e também do apoio dos seus adeptos que, diga-se, de Norte a Sul, não lhe tem faltado, para levar de vencida uma equipa que, tradicionalmente tem batido o pé aos leões. Ainda no capítulo das estatísticas, diga-se que Rui Borges não se tem dado mal com o Famalição, adversário que defrontou por duas vezes: no comando técnico do Moreirense (2023/2024), empatou na 2.ª jornada (0-0), e venceu depois na 19.ª ronda (1-0), e no V. Guimarães, esta temporada, venceu por 2-1 (já nos descontos).
Desde que assumiu o comando técnico dos leões, Rui Borges ainda não teve todos os jogadores à disposição, sendo que após a pausa para os compromissos das seleções é expectável que comece a receber os pesos-pesados, com Pedro Gonçalves a ser o mais ansiado.
26 fevereiro 2025, 20:25
Médio estaria apto para poder somar minutos no arranque de março mas leões não querem correr riscos e regresso será mesmo só após a pausa FIFA para as seleções. Vai ainda falhar três jogos (Estoril, Casa Pia e Famalicão) e entrará nas contas na deslocação à Amadora, na jornada 27, marcada para 30 de março