Sporting é o clube que utiliza mais jogadores sub-20
O Sporting é o clube que mais jogadores sub-20 utilizou durante a época 2024/25, de acordo com um relatório do Barómetro e Observatório da Liga Portugal, que compara o campeonato nacional com os das chamadas big-5 (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França).
No total, foram 13 os jovens até aos 20 anos que foram a jogo pelos leões esta temporada — só o Reims, entre os clubes das principais ligas europeias, teve igual número. O SC Braga surge como o sexto clube com mais apostas neste capítulo, com um total de nove jogadores com os critérios referidos.
Numa análise apenas à Liga, prova na qual foram utilizados 59 atletas com idade igual ou inferior a 20 anos, logo após Sporting (13) e SC Braga (nove) surge o Famalicão (sete). O Benfica aparece na 4.ª posição (seis) e o FC Porto na 6.ª (cinco), com o mesmo registo de Boavista (5.º) e Rio Ave (7.º).
Quanto aos protagonistas, Geovany Quenda é um dos destaques a nível europeu, sendo o segundo jogador sub-20 com mais jogos disputados (51) — apenas atrás de Garnacho, que somou 54 encontros na Premier League pelo Manchester United. Roger Fernandes, do SC Braga, ocupa o 8.º lugar (46), dois abaixo do português João Neves, do PSG (48).
No capítulo dos golos, há outro leão em destaque. Conrad Harder é o único sub-20 da Liga no top-10: está em 7.º, com uma dezena de remates certeiros — Lamine Yamal, do Barcelona, lidera com 15.
No capítulo das assistências, Quenda é o atleta a atuar no campeonato nacional mais bem cotado, estando em 7.º (com sete passes para golo), seguido do companheiro de equipa Harder (9.º) e de Gustavo Sá, do Famalicão (10.º), cada um com seis.
Quanto aos dribles com sucesso, o extremo português dos verdes e brancos volta a merecer destaque, fechando o pódio (66,4 por cento), logo seguido de Rodrigo Mora, do FC Porto (64,9%).
Sugestão de vídeo: