Sete detidos por terem feito saudação nazi no França-Croácia
Sete pessoas foram detidas por terem feito saudações nazis durante o encontro entre França e Croácia, no Stade de France, da segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações, que terminou com o triunfo dos gauleses no desempate da marca das grandes penalidades. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, por Laurent Nuñez, chefe da polícia de Paris.
«As medidas de segurança postas em prática garantiram a segurança de adeptos e jogadores e permitiram a detenção de sete indivíduos que fizeram saudações nazistas durante a partida. O desporto é e deve continuar a ser uma celebração. Estas pessoas não têm nada a fazer num recinto desportivo», escreveu, na rede social X.
#FRACRO | Bravo aux forces de l’ordre mobilisées hier soir pour avoir permis le bon déroulement de la rencontre au Stade de France.
— Laurent Nuñez (@NunezLaurent) March 24, 2025
Le dispositif de sécurisation mis en place par la @prefpolice, sous mon autorité, a permis d'assurer la sécurité des supporters et des joueurs et… pic.twitter.com/IM4iZCYQlg
De acordo com fonte policial, foram cerca de 10 os adeptos ultras croatas que fizeram a saudação nazi durante o hino nacional, tendo repetido os gestos no primeiro tempo.
Após o jogo, «sete autores das saudações nazis foram detidos e colocados sob custódia policial», acrescentou a mesma fonte. Antes do encontro, um grupo de cerca de 300 adeptos croatas foi escoltado pela polícia até ao estádio, tendo alguns entoado canções patrióticas, feito saudações nazis e acendido bombas de fumo.
«Barras de ferro, bastões telescópicos, varas de madeira afiadas e bombas de fumo foram detetados na posse de alguns apoiantes», concluiu a mesma fonte policial.