Seleção Nacional volta ao Jamor 10 anos depois
(Miguel Nunes/ASF)

Seleção Nacional volta ao Jamor 10 anos depois

NACIONAL22.01.202416:14

Portugal regressa ao palco mítico do futebol nacional para defrontar a Croácia

A Federação Portuguesa de futebol confirmou, esta segunda-feira, o terceiro adversário de Portugal na preparação para o Campeonato da Europa-2024, que terá lugar na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho. 

Trata-se da Croácia, oponente de boas mémorias para a equipa das quinas. Em 2016, a Seleção Nacional venceu os croatas por 1-0, no prolongamento, com golo de Ricardo Quaresma, nos oitavos de final da competição. 

O encontro será disputado no Estádio Nacional, no dia 8 de junho, às 17.45 horas. O último jogo de Portugal neste mitíco palco do futebol nacional foi há dez anos. Na altura, registou-se um nulo frente à Grécia.

«A Croácia é uma das seleções do top-10 do ranking mundial e será um excelente ensaio para o Europeu. Iremos defrontar uma grande equipa e sabemos que o nosso adversário pensa o mesmo em relação a Portugal. É com entusiasmo que encaro este desafio e a possibilidade de ver a Seleção jogar num palco mítico como o Estádio Nacional. Será mais uma oportunidade de estarmos com os adeptos num local tão especial», sublinhou Roberto Martínez, selecionador nacional, aos órgãos de comunicação da FPF.

«Sempre foi um desejo voltar a ver a Seleção jogar no Jamor e temos agora a oportunidade de concretizar esse objetivo. O Estádio Nacional tem uma carga simbólica também para a Seleção. Foram muitos jogos ali realizados e que construíram uma ligação especial. O regresso ao Jamor tinha de ser em grande e por isso fico grato à Federação da Croácia por ter aceitado o nosso convite. Certamente iremos assistir a um grande espetáculo e todos voltaremos a sentir a magia do Jamor», vincou Fernando Gomes, presidente da FPF.

Este será um dos três jogos de preparação da Seleção Nacional, em junho, antes da partida para a Alemanha. Portugal está no grupo de República Checa, Turquia e do vencedor do play-off C (Geórgia, Grécia, Cazaquistão ou Luxemburgo).

Antes, em marco, Portugal defronta a Suécia, no dia 21, em Guimarães, e cinco dias volvidos, mede forças com a Eslóvenia, em Ljubliana.