SC Braga: Bruma aponta à Taça da Liga
Bruma (IMAGO/Jan Huebner)

SC Braga: Bruma aponta à Taça da Liga

NACIONAL15.01.202418:05

Avançado português lesionou-se no aquecimento do dérbi com o V. Guimarães e ainda não jogou em 2024.

Bruma continua em processo de recuperação, após a lesão contraída no aquecimento do dérbi minhoto, frente ao Vitória de Guimarães, e apenas deve estar disponível para as meias-finais da Taça da Liga, na próxima terça-feira (23 de janeiro), frente ao Sporting, em Leiria.

O avançado português, de 29 anos, ainda não somou qualquer minutos em 2024, sendo que ia ser titular no confronto da 16.ª jornada da Liga. Um problema físico nos minutos iniciais dos habituais exercícios de aquecimento atiraram-no para a bancada e desde então tem estado de fora das opções de Artur Jorge.

A recuperação total para a partida desta quinta-feira (18.45 horas) - deslocação a Famalicão na 18.ª ronda da Liga - que dá início à 2.ª volta do campeonato é muito difícil. Assim, Bruma procura estar pronto para ajudar a equipa na final four da Taça da Liga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa (Leiria), com a meia-final frente ao Sporting agendada para terça-feira às 19.45 horas.

Entretanto, SC Braga anunciou a renovação de contrato com João Vasconcelos, até 2028, que atualmente está integrado na equipa B e que se tem destacado na Youth League da UEFA, na qual apontou quatro golos e fez duas assistências na fase de grupos - minhotos ficaram em 2.º do seu grupo e vão disputar o playoff de acesso aos ‘oitavos’ com o Partizan.

João Vasconcelos renova com o SC Braga até 2028

Os bracarenses seguram, assim, uma das pérolas da sua formação, já que o atual vínculo do médio, de 18 anos, terminava em junho e estava livre para assinar por outro clube. Aliás, o jovem jogador tinha vários clubes nacionais interessados, assim como alguns emblemas internacionais, nomeadamente de Itália, Espanha e Inglaterra.

Vasconcelos mostrou-se satisfeito com a confiança depositada no seu talento e trabalho. “Esta renovação significa que o meu trabalho tem sido bem feito, tal como eu queria e tal como a estrutura do SC Braga esperava de mim. É uma responsabilidade grande jogar no SC Braga e todos os dias tenho de treinar no máximo para justificar a aposta que o clube está a fazer em mim”, confessou aos meios oficiais dos arsenalistas.

Na presente temporada, o médio criativo está a atuar na Liga 3, com o SC Braga B, tendo participado em dez jogos - três a titular e sete como suplente utilizado - e admitiu que está a ser uma experiência enriquecedora:

“Tenho evoluído muito, porque vinha de uma época em que estava habituado a jogar todos os jogos e em que a competitividade pela minha posição não era tão grande. Este ano é diferente, a competitividade é maior e isso ajuda-me a crescer mentalmente e fisicamente.”

A renovação também surge com a indicação de que Vasconcelos vai integrar o plantel principal já na próxima temporada, sendo que nestes meses até ao final da presente época vai oscilar entre a equipa B e a principal.

“À medida que os anos vão passando e que o meu trabalho tem sido feito, sinto que chegar à equipa A está cada vez mais perto. Estrear-me no Estádio Municipal de Braga é um sonho de menino, assim como jogar com jogadores que estou habituado a ver na televisão ou na bancada”, frisou o médio.