SC Braga: Abel Ruiz com papel principal no novo ano
Abel Ruiz triplicou os golos em 2024 (Foto: IMAGO)

SC Braga: Abel Ruiz com papel principal no novo ano

NACIONAL23.03.202419:15

Avançado não saiu do onze, mesmo após o regresso de Simon Banza do CAN; em 2024 só não foi titular numa ocasião; bespanhol beneficiou do novo sistema tático e triplicou os golos

Abel Ruiz ganhou uma nova vida no SC Braga com a entrada do ano de 2024, que coincidiu com a ausência de Simon Banza, pois o melhor marcador dos bracarenses marcou presença no Campeonato Africano das Nações (CAN) pela seleção da República Democrática do Congo.

Assim, o avançado espanhol passou a ser a escolha inicial para a frente de ataque por parte de Artur Jorge e, apesar de ter passado quatro jogos sem marcar, três dos quais sem qualquer vitória da equipa, o treinador manteve-o no onze.

A insistência do técnico de 52 anos foi começando a dar frutos logo na Taça da Liga, com Abel Ruiz a marcar o tento da vitória diante do Sporting (1-0), na meia-final, na única partida em que não foi titular em 2024.

Para além desse golo, o jogador espanhol, de 24 anos já apontou mais três, tendo assegurado o triunfo na receção ao Moreirense (1-0). Depois, ainda marcou ao Boavista e, no último encontro, frente ao Gil Vicente, e já com Banza ao seu lado. Abel Ruiz soma seis golos em toda a temporada, sendo que até janeiro deste ano só tinha faturado por duas vezes, numa primeira metade da temporada em que apenas foi escolha inicial em dez dos 29 jogos realizados pelos arsenalistas.

A partir daí, contabiliza 15 titularidades em 16 partidas, provando que deu mesmo a volta ao texto e impondo-se na equipa orientada por Artur Jorge. Nem o regresso de Banza, há cerca de um mês, retirou o espanhol do onze. Aliás, o técnico dos bracarenses mudou mesmo de sistema tático, também à procura de maior estabilidade defensiva, alterando o 4x2x3x1 para o 4x4x2 que utiliza atualmente.

Abel Ruiz beneficiou com isso, fazendo boa dupla com Simon Banza. Desde que jogam juntos na frente de ataque - 15 de fevereiro, na 1.ª mão do play-off da Liga Europa com o Qarabag -, o avançado do país vizinho apontou dois golos.