Santa Clara sofre a primeira derrota no campeonato
Açorianos registam o segundo jogo consecutivo sem vencer para a Liga 2. Foto: Santa Clara

Santa Clara sofre a primeira derrota no campeonato

NACIONAL06.01.202417:59

Golo solitário de Diogo Almeida, depois do minuto 90, acabou com a invencibilidade açoriana; técnico Vasco Matos foi expulso na estreia no banco de suplentes

O Santa Clara entrou com o pé esquerdo em 2024 ao perder com o Mafra, por 0-1, e pode terminar a 16.ª jornada da Liga 2 a quatro pontos do líder Aves SAD. 

Após uma entrada tímida realizada pelas duas equipas, o jogo começou a ganhar algum brilhantismo a partir do minuto 10, com a primeira oportunidade de golo a surgir de pontapé de canto, no qual Luís Rocha cabeceou a escassos centímetros da baliza adversária. 

A pressão alta exercida pelos valentes açorianos causou, ao longo do primeira parte, algumas dificuldades ao Mafra na sua primeira fase de construção, e foi a partir daí que surgiu, aos 22 minutos, a melhor oportunidade de golo. Com um remate potente, Lucas Soares obrigou Oláfsson a uma defesa apertada, tendo esta que ser completada com uma palmada, de modo a evitar a recarda de Rafael Martins. 

A jogar em transição, o conjunto orientado por Jorge Silas não conseguiu criar oportunidades claras de golo e o nulo persistiu na ida para os balneários. 

No início do segundo tempo, o jogo permaneceu muito amarrado taticamente até ao minuto 69, quando o livre direto cobrado por Diogo Almeida foi direto à barra da baliza de Gabriel Batista. Esta foi a primeira oportunidade clara de golo para o Mafra. No minuto seguinte, Vasco Matos, que esteve pela primeira vez no banco de suplentes, acabou por receber ordem de expulsão por protestos.

Aos 93 minutos, desfez-se o nulo para a equipa visitante. Diogo Almeida, aproveitando uma arrancada pelo corredor direito de Mesaque Djú, atirou para o fundo das redes e impingiu a primeira derrota do Santa Clara para o campeonato. Com este resultado, os açorianos desperdiçam uma oportunidade de ascender à liderança provisória da Liga 2 e podem ficar a quatro pontos do Aves SAD.