Samu é o quarto jogador mais utilizado da história do Vizela
Samu Silva, do Vizela, em ação no decorrer de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Atlantico Press/Imago.

Samu é o quarto jogador mais utilizado da história do Vizela

NACIONAL23.01.202413:39

O médio português de 27 anos cumpriu o jogo n.º 150 ao serviço do emblema vizelense

Samu não terá boas recordações do jogo com o Sporting, seja pelo resultado (derrota por 2-5) ou pela substituição ao intervalo (por lesão), mas foi na 18.ª jornada da Liga que o médio português cumpriu o jogo n.º 150 ao serviço do Vizela.

A utilização de Samu no proximo encontro, em Arouca, no domingo (20h30), dependerá da evolução ao tratamento no adutor da perna esquerda. A presença do capitão dos vizeleneses no desafio da 19.ª jornada é essencial para as ambições do clube, uma vez que se encontra na penúltima posição, apenas com um ponto de vantagem sobre o Chaves.

O capitão da ‘Rainha’ é um dos jogadores mais utilizados de sempre, ficando apenas atrás de João Pedro (226), Cláudio (181) e Luís Ferraz (175), já depois de ter superado os 139 jogos do colega e amigo Kiko Bondoso, esta época.

Samu soma, até à data, 81 jogos na Liga, 34 na II Liga, 18 no Campeonato de Portugal, 12 na Taça de Portugal e cinco jogos na Taça da Liga.

Samu está em Vizela desde 2019/20, altura em que o clube disputava o Campeonato de Portugal e, curiosamente, foi nessa época em que jogou menos, com apenas 20 encontros disputados. O seu primeiro encontro foi em 06 de outubro de 2019 (0-1), na derrota diante do Vitória de Guimarães.

O médio português, de 27 anos, natural de Santa Maria da Feria, soma 23 encontros na presente época, os mesmos do Vizela, mostrando bem a sua influência no plantel do clube, que já mudou três vezes de treinador esta época. Começou Tulipa, seguiu-se Pablo Villar e, atualmente, é Rubén de la Barrera ao comando, e todos eles confiaram no jogador formado no FC Porto e Boavista.

No total, Samu tem 24 golos e as 28 assistências, sendo titular por 134 ocasiões e 16 como suplente utilizado.

Enquanto jogador do Vizela, Samu venceu 59 jogos, perdeu 30 e empatou 41.