Rui Vitória: «O título que não consegui no Benfica, consegui na Arábia Saudita»
Rui Vitória (@EgyptNT_EN)

Rui Vitória: «O título que não consegui no Benfica, consegui na Arábia Saudita»

NACIONAL08.01.202419:56

Treinador português recordou vários momentos nos encarnados: primeiro dia nas instalações, o lançamento de vários jovens jogadores e a saída do clube

Rui Vitória, atual selecionador do Egito, relembrou os tempos em que era treinador do Benfica, em entrevista à Onze Mondial, destacando o primeiro momento em que entrou nas instalações do clube:

«Grandes memórias. O Benfica é um clube enorme. Eu tinha esta ambição de treinar uma grande equipa. Quando entras, descobres a grandeza deste clube. É um prazer enorme. Eu gostava que cada treinador experienciasse isto para perceber o que significa treinar um grande clube.»

O treinador português revelou ao mundo jogadores como João Félix, Renato Sanches e Rúben Dias, durante o seu tempo nos encarnados, e o próprio admitiu que isso foi tão importante (para ele) como qualquer título conquistado: «Títulos são importantes, mas são tão gratificantes como lançar estes miúdos. Quando cheguei, disse ao meu presidente que queria construir o meu plantel deixando espaço para 5 ou 6 jovens das reservas. Isto era novo em Portugal, nem o Benfica nem outros grandes clubes tinham esta política de treino e mudámos esse paradigma. Modéstia de parte, eu acho que mandámos uma mensagem a Portugal a dizer que se pode ser bem-sucedido com jogadores da academia. Desde então, todos os outros clubes seguiram este método e se não o segues, perdes uma mina de ouro e transferências de milhões.»

Sobre a saída do Benfica e a mudança para o Al Nassr, Rui Vitória explica que aconteceu tudo muito rápido e que já tinha tido propostas do clube árabe quando ainda era treinador das águias: «Quando saí do clube, o Al Nassr voltou. Havia algumas variáveis que eu tomei em consideração. Primeiro que tudo, o aspeto financeiro. Somos profissionais com uma família. Depois eu queria descobrir algo diferente. Juntei este novo desafio com a realidade e mal cheguei fomos campeões, portanto o título que não consegui no Benfica, consegui na Arábia Saudita. Foi o último título deles.»

Por fim, avaliou as hipóteses do Egito em vencer o CAN, mas avisa que o continente tem muitas equipas de grande qualidade: «África tem equipas de nível muito elevado. O Egito faz parte dos grupos dos favoritos, não o podemos negar. Prometemos trabalhar muito e estamos muito confiantes!»