Ruben Amorim, treinador do Manchester United, pisca o olho (esquerdo) sentado no banco durante um jogo dos 'red devils' para a Premier League
Ruben Amorim garantiu o acesso à final da UEFA Europa League com o Man. United (Imago) - Foto: IMAGO

Ruben Amorim estraga contas de Benfica ou Sporting na Champions

Águias e leões estavam a torcer pelo Athletic, que acabou eliminado da UEFA Europa League pelos 'red devils'

A grande notícia para Ruben Amorim foi também uma má notícia para Benfica e Sporting. Águias e leões estavam atentos ao duelo da segunda mão da meia-final da UEFA Europa League entre Manchester United e Athletic... e estavam a torcer contra o técnico luso. Depois do triunfo claro no País Basco (3-0), os ingleses voltaram a golear a equipa de Ernesto Valverde, agora por 4-1, em Old Trafford.

Devido aos coeficientes do ranking UEFA, caso os bascos conquistassem a prova e conseguissem um lugar na UEFA Champions League através do campeonato, o segundo lugar em Portugal garantiria a entrada direta do segundo classificado português na prova milionária. No caso do Benfica, o apuramento direto seria imediato, uma vez que as águias seriam o clube com melhor coeficiente nas pré-eliminatórias e ficariam, então, com a vaga atribuída na Champions ao vencedor da Europa League.

Quanto ao Sporting, tinha a vida mais complicada, pois dependia de mais clubes (Lille, Brugge, Feyenoord e PSV) para conseguir o apuramento direto para a Champions, caso termine em segundo, mas também estava a apoiar o adversário do antigo treinador leonino.

No entanto, com a eliminação da formação de Bilbau e a passagem dos red devils à final da UEFA Europa League, estes cenários deixam de ser possíveis e uma coisa é certa: o segundo classificado da Liga não se apurará diretamente para a UEFA Champions League da próxima temporada.

Assim, Benfica e Sporting sabem já que, caso falhem a conquista do campeonato, terão de disputar a 3.ª pré-eliminatória (e o play-off) para conseguirem acesso à prova milionária em 2025/26.

Sugestão de vídeo