Rio Ave: cinco jogos sem perder é a melhor série da época (e neste período só Benfica e Moreirense podem dizer o mesmo)
Emmanuel Boateng marcou o golo do empate na última jornada, diante do Vizela. (Foto: Facebook Rio Ave)

Rio Ave: cinco jogos sem perder é a melhor série da época (e neste período só Benfica e Moreirense podem dizer o mesmo)

NACIONAL19.12.202317:35

Vila-condenses bateram Boavista e empataram com Gil Vicente, Estrela da Amadora, Arouca e Vizela; 'crise' já ficou para trás; segue-se novo desafio exigente, em Guimarães e Luís Freire tem todo o plantel disponível para a deslocação ao Minho

A tormenta parece já ter ficado para trás. O Rio Ave tem vindo a restabelecer-se no atual contexto do campeonato e, neste momento, pode até gabar-se de estar num período que apenas tem paralelo com o que fizeram Benfica e Moreirense.

Centremos esta equação nos últimos cinco jogos. Primeiro, e desde logo, porque o Rio Ave está há cinco jogos consecutivos sem perder. Algo absolutamente inédito em 2023/2024.

Após um arranque de temporada marcado por uma vitória, diante do Chaves (2-0), os rioavistas perderam com Estoril (0-2) e FC Porto (1-2), voltando a pontuar nas duas rondas seguintes, frente a Casa Pia e Famalicão (ambos 1-1).

Seguiu-se o tal período 'negro', com os comandados de Luís Freire a entrarem numa espiral negativa e a sofrerem quatro derrotas seguidas: Sporting (0-2), Moreirense (0-4), SC Braga (1-2) e Farense (3-4). Mas, como diz o ditado, não há mal que nunca acabe. E o Rio Ave teve o mérito de inverter o cenário e reencontrar-se com os bons resultados.

Rio Ave vira página negra 84 dias depois

6 novembro 2023, 14:21

Rio Ave vira página negra 84 dias depois

Vila-condenses aproveitaram receção ao Boavista para voltar às vitórias, que escapavam desde a 1.ª jornada, e respirar acima da linha de água

Daí para cá, mais concretamente no último mês e meio, os adeptos do emblema de Vila do Conde têm tido razões para andarem mais satisfeitos. Afinal, nos cinco jogos mais recentes os rioavistas pontuaram sempre: Boavista (2-0), Gil Vicente (1-1), Estrela da Amadora (1-1), Arouca (2-2) e Vizela (1-1). Contas feitas, desde o passado dia 5 de novembro foram conquistados 7 dos 12 pontos que o Rio Ave tem neste momento. Ou seja, a formação de Luís Freire conseguiu somar mais pontos nos últimos cinco jogos do que tinha somado nas nove jornadas anteriores. É, portanto, uma curva claramente ascendente...

Mas ainda há mais. Se quisermos continuar a analisar às últimas cinco rondas da Liga, mas estendendo a pesquisa às restantes equipas do Campeonato, então constatamos que o Rio Ave está num leque restrito de três clubes que neste período só têm tido motivos para sorrir.

Tudo porque apenas Benfica e Moreirense podem gabar-se de não terem perdido nas já referidas cinco jornadas desta análise.

Tanto águias como cónegos apresentam três vitórias e dois empates (suplantando, ambos, o número de pontos conquistados pelo Rio Ave - 11 para lisboetas e minhotos, 7 para vila-condenses), mas o ponto de convergência é, então, o facto de as três equipas serem as únicas que conseguem apresentar, por esta altura, uma mão cheia de jornadas consecutivas sem conhecerem o sabor da derrota.

Na máxima força para Guimarães

De falta de soluções não poderá queixar-se Luís Freire tendo em vista o jogo com o Vitória de Guimarães, referente à 15.ª jornada da Liga e que está agendado para 15.30 horas do próximo sábado.

Tudo porque, ao dia de hoje, o técnico rioavista não conta com nenhum jogador lesionado - sendo que, acrescente-se, também não há castigados.

Assim sendo, e nada se alterar até ao fim de semana, Luís Freire tem muito por onde escolher para tentar decidir qual a melhor estratégia utilizar no embate diante dos conquistadores, no qual, naturalmente, o Rio Ave vai querer dar seguimento aos bons resultados e fortalecer, ainda mais, o momento profícuo por que passa.