'Duelo de aflitos' termina empatado em Vila do Conde
No final, um duelo entre equipas que procuram escapar aos lugares de despromoção numa louca luta que envolve (pelo menos) cinco equipas, terminou…na mesma: Rio Ave e Vizela não foram além de uma igualdade, com uma execução de qualidade para cada lado, e aguardarão pelo desenrolar da jornada para perceberem os efeitos desse estrago.
A primeira parte, que começou equilibrada e a ritmo não muito elevado, teve sinal + do Vizela relativamente às ocasiões de perigo por conta de uma prestação mais prática e objetiva que até originou uma finalização bem-sucedida de Samuel Essende, aos 29 minutos, mas o atacante vizelense encontrava-se adiantado e o lance foi prontamente invalidado.
Os golos ficaram, por isso, adiados para a segunda parte e foi novamente Essende quem encontrou o caminho do golo, aos 55 minutos…e no lance de maior recorte técnico de toda a partida, fazendo uso do seu atleticismo para protagonizar uma acrobacia com a qual atacou a bola com força e colocação para o primeiro golo da tarde que adiantava o Vizela no resultado e deixava nos minhotos a expectativa de deixar o último lugar partilhado.
No entanto, Luís Freire não perdeu tempo a reagir e fê-lo com mestria, operando uma tripla substituição que melhorou a produção dos vila-condenses e, pouco depois, aos 72’, originou o golo da igualdade, também num gesto de realce: Boateng cabeceou de forma fulminante na direção da baliza rioavista e sem possibilidades de defesa para Buntic após cruzamento preciso de Costinha, tirado pela direita.
A tendência do jogo estava alterada e, menos de dois minutos passados, foi ainda reforçada com a expulsão de Matías Lacava, o que obrigou o Vizela a cerrar fileiras na defesa de um ponto como visitante e conseguiu levar avante esse propósito muito graças ao seu guardião, Buntic, que protagonizou duas excelentes defesas perante Leonardo Ruiz, aos 90 e 90+3’. O croata confirmou a igualdade final (1-1)…e Rio Ave e Vizela agora aguardam pelas performances dos adversários na luta pela permanência.
Final da partida. Rio Ave 1, Vizela 1.
90+3: Nova intervenção de qualidade de Buntic, novamente em duelo com Leonardo Ruiz, que cabeceou como manda a lei, de cima para baixo, mas encontrou no guardião visitante uma barreira intransponível.
90': Buntic determinante a segurar a igualdade! Leonardo Ruiz recebeu e armou um remate forte que sofreu dois desvios, primeiro em Anderson Jesus e depois em Lebedenko, descrevendo trajetória traiçoeira que, ainda assim, não enganou o guardião croata do Vizela.
Tempo adicional: 6 minutos.
89': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Osama Rashid e Jardel Silva pelas saídas de Samu Silva e Diogo Nascimento.
86': Cartão amarelo para Luís Freire, treinador do Rio Ave.
85': Substituição no Rio Ave, com a entrada de Zé Manuel pela saída de Fábio Ronaldo.
78': Substituição no Vizela, com a entrada de Lebedenko pela saída de Rodrigo Escoval.
74': Segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, para Matás Lacava (Vizela).
72': Golo do Rio Ave! Empatam os vila-condenses, através de cabeçada fulminante de Boateng, que correspondeu de forma perfeita ao centro tirado por Costinha pela direita e surpreendeu Buntic, que nada pôde fazer para impedir o tento da igualdade.
68': Substituição no Rio Ave, com a entrada de Frederico Namora pela saída de Miguel Nóbrega.
68': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Matheus Pereira e Busnic pelas saídas de Méndez e Pedro Ortiz.
63': Cartão amarelo para Josué (Rio Ave).
61': Tripla substituição no Rio Ave, com as entradas de João Graça, Hernâni Fortes e Leonardo Ruiz pelas saídas de Amine, Joca e André Pereira.
56': Golo do Vizela! Que golaço de Samuel Essende, que atacou um cruzamento tirado pela direita por Tomás Silva com uma acrobacia no ar (uma meia bicicleta) que encaminhou a bola para o fundo das redes...e em estilo!
52': Cartão amarelo para Matías Lacava (Vizela).
50': Cartão amarelo para André Pereira (Rio Ave).
45+1': Cartão amarelo para Rodrigo Escoval (Vizela).
45': Sem espaço para progredir e incentivado pelos seus adeptos, Aderllan Santos tentou um remate de longa distância, porém torto e muito afastado da baliza contrária.
43': O Vizela voltou a lateralizar o seu jogo com facilidade, fazendo a bola chegar até Méndez, que apostou num cruzamento/remate tenso pela direita sem que a bola sofresse qualquer desvio até chegar às mãos de Jhonatan.
40': Boateng recebe orientado com o peito e tira Anderson Jesus da jogada, conseguindo enquadrar-se com a baliza e ainda rematar, porém com a bola a passar ao lado do poste direito.
37': Cartão amarelo para Boateng (Rio Ave).
36': Jogada bem ensaiada pelo Vizela, que terminou com um remate à entrada da área, em zona frontal, de Essende para defesa incompleta de Jhonatan. Lacava ainda se encontrava a alguma distância e não chegou a tempo para a recarga.
32': O Rio Ave consegue sacudir o bom período do adversário e voltou às proximidades da baliza vizelense. Amine procurou a meia distância e atirou forte, mas o disparo saiu (pouco) ao lado.
29': O Vizela conseguiu, desta feita, visar a baliza adversária com sucesso, mas Essende soltou-se relativamente à defesa rioavista a partir de posição irregular e o lance foi imediatamente invalidado.
24': Novamente o Vizela! Desta feita foi o extremo contrário, Méndez, quem esteve em evidência com boa movimentação em diagonal junto à área, a anteceder remate rasteiro e colocado que obrigou Jhonatan a defesa apertada.
21': Responde o Vizela e também com algum perigo: Lacava agitou pela esquerda e cruzou para saída incompleta de Jhonatan, o que permitiu a Tomás Silva uma tentativa de remate, porém bloqueada pela defesa para canto.
17': Primeira situação de remate da partida, e para a equipa da casa. O Rio Ave conseguiu delinear uma jogada coletiva e colocar a bola junto à entrada da área, onde surgiu Guga a rematar de pronto, mas ao lado.
15': Mantém-se o equilíbrio e futebol expectante: as duas equipas mantêm-se fiéis à sua organização e sem correr riscos até agora.
5': Pouca história para contar, para já: o Rio Ave assumiu a condução da posse da bola e circula a bola perante um Vizela mais expectante, que opta por não condicionar a primeira fase de construção do adversário.
As equipas já estão concentradas no meio-campo, após terem cumprido um minuto de silêncio em memória de Paquito, ex-jogador que iniciou a carreira no Rio Ave...e terminou-a no Vizela. Dentro de momentos, rolará a bola nos Arcos.
Suplentes do Vizela: Francesco Ruberto, Hugo Oliveira, Matheus Pereira, Jardel Silva, Unzueta, Lebedenko, Ramos, Busnic e Osama Rashid.
Suplentes do Rio Ave: Magrão, Hernâni Fortes, Vítor Gomes, Leonardo Ruiz, Bruno Ventura, João Graça, Renato Pantalon, Zé Manuel e Frederico Namora.
📋 O nosso 𝟏𝟏 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥! 💙#FCVizela #HonrarARainha #RAFCFCV pic.twitter.com/qNcAJnvZXP
— fcvizela (@FCVizelaOficial) December 16, 2023
VIZELA: Fabijan Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson Jesus e Rodrigo Escoval; Pedro Ortiz, Samu Silva (c) e Diogo Nascimento; Alex Méndez, Matías Lacava e Samuel Essende.
RIO AVE: Jhonatan Luiz, Josué, Aderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, Guga Rodrigues (c), Amine e Fábio Ronaldo; Joca, Boateng e André Pereira.
Já há equipas iniciais!
Os minhotos visitam, por isso, Vila do Conde com a necessidade de pontuar e, de preferência, vencer, o que permitiria deixar os lugares de despromoção, ultrapassando o Rio Ave, que defronta esta tarde e conta apenas mais um ponto (11 pontos).
Jogo muito importante para os dois conjuntos, que se encontram envolvidos numa disputa alargada a sete equipas separadas por apenas três pontos: Estoril e Casa Pia dividem a 12.ª posição, com 13 pontos, apenas mais três que...os três conjuntos que dividem a última posição, Desportivo de Chaves, Arouca e Vizela (10 pontos).
📆 𝗠𝗮𝘁𝗰𝗵𝗗𝗮𝘆 ⚽️
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) December 16, 2023
🏆 #LigaPortugalBetclic
🆚 FC Vizela
🏟 Estádio do Rio Ave FC
⌚️ 15H30#CoragemVilacondense #RAFC #RAFCFCV pic.twitter.com/6NatMT9Qnc
O Estádio dos Arcos recebe, na tarde deste sábado (15.30 horas), o embate entre Rio Ave e Vizela, referente à 14.ª jornada da Liga. A BOLA acompanhará, a par e passo, as incidências desta partida importante pelas contas da manutenção e está convidado a ficar por aqui, para acompanhar cada detalhe!
Boa tarde!