Mbappé e Vitinha têm sido as figuras do PSG. Foto IMAGO

PSG cada vez mais longe das concorrência

Depois da qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, equipa de Vitinha e Danilo Pereira pode abrir para sete pontos a vantagem em relação ao segundo

O campeão PSG viu no sofá o segundo classificado Nice perder por 1-3 no terreno do Le Havre e dessa forma pode aumentar a vantagem para sete pontos.

O campeão mostra que atravessa um bom momento, reforçado pela difícil qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões e para isso muito tem contribuído o excelente momento de forma de Vitinha, mas também de Danilo Pereira, quase sempre a ter de atuar no centro da defesa.

Se o Lille marcou até ao momento 19 golos, o PSG é uma máquina de futebol ofensivo, tendo 38 tentos em 15 jogos. E é também grande a diferença entre os dois melhores marcadores: Jonathan David tem 4 e Mbappé 15.

A equipa de Paulo Fonseca não terá as mesmas condições que o PSG, que tem vindo a gastar milhões em contratações. Mas tem alguma vantagem no  histórico de confrontos quando joga em casa para o campeonato: 24 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Lille: Chevallier; Diakité, Alexsandro Ribeiro, Yoro e Ismaily; Benjamin André e Bentaleb; Zhegrova, Angel Gomes e Cabella; Yazici

PSG: Arnau Tenas; Hakimi, Danilo Pereira, Skriniar e Lucas Hernández; Zaire-Emery, Ugarte e Vitinha; Dembélé, Barcola e Mbappé

O Marselha não tem sido propriamente uma equipa muito constante, mas a verdade é que uma vitória sobre o Clermont, último classificado da Ligue 1, com apenas 11 pontos em 15 jogos, pode chegar a um lugar de acesso às competições europeias.

Na história do futebol francês este será apenas o quinto confronto entre estes dois emblemas e até aqui tem sido clara a vantagem do Marselha, que tem quatro vitórias contra uma do adversário.

Mas atenção que a vitória do Clermont aconteceu precisamente no Velodróme, na jornada 25 do campeonato em 2021/22 e por 2-0.

Falando nas figuras de uma e de outra equipa, diga-se que o avançado gabonês Aubameyang é o jogador que mais vezes foi utilizado no Marselha, enquanto Diaw tem o mesmo estatuto no Clermont.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Marselha: Pau Lopez; Gigot, Mbemba e Balerdi; Murillo, Ounahi, Veretout e Renan Lodi; Harit, Aubameyang e Vitinha

Clermont: Diaw; Allevinah, Seidu, Pelmard, Armougom e Zeffane; Gastien, Gonalons, Cham e Rashani; Nicholson