Premier League: Manchester United ainda sonha com a Liga dos Campeões
Bruno Fernandes é capitão do Manchester United (IMAGO)

ANTEVISÃO Premier League: Manchester United ainda sonha com a Liga dos Campeões

Oito jogos neste dia de Premier League, com a Europa e a manutenção em disputa

Joga-se, este sábado, uma jornada quase na totalidade na Premier League. Oito partidas que colocam em campo todos os clubes excepto Arsenal, Manchester City, Liverpool e Brighton. O Manchester United desloca-se ao terreno do Brentford, ainda a sonhar com a Liga dos Campeões.

Este pode ser, para já, um jogo de regressos para os red devils: Erik ten Hag confirmou que Lisandro Martínez está de novo disponível. O Man. United tem sido assolado por lesões (algo que, ainda assim, não justifica a pouca qualidade do jogo apresentado) e a disponibilidade do central argentino é, para já, uma boa notícia. Por outro lado, Casemiro ainda poderá não estar recuperado para disputar este primeiro embate após a pausa de seleções. Bruno Fernandes e Diogo Dalot devem ser, como é habitual, titulares.

Do outro lado está o Brentford, que, diz o seu treinador Thomas Frank, não está preocupado com os curtos cinco pontos de distância da linha de despromoção. São seis jogos sem vencer para o seu coletivo e o técnico recusa subestimar o adversário: «Eles estão num bom momento. Não há dúvida que têm três ou quatro jogadores num bom momento.»

Então, o que se poderá esperar deste encontro? O Manchester United quererá potenciar a boa forma de Garnacho e Rasmus Hojlund na frente e ter, utilizando todo o terreno, lançar nos seus atacantes as grandes oportunidades. Dito isto, é certo e sabido que, em muitas ocasiões, os red devils parecem perdidos no terreno, sobretudo quando as coisas começam a não sair. Apesar do bom momento que a equipa atravessa - venceu, no último jogo, o Liverpool, para chegar às meias-finais da Taça de Inglaterra - o United pode revelar-se suscetível às iniciativas adversárias. Se o Brentford conseguir aproveitar as lacunas, sobretudo, entre o meio-campo e a defesa do seu adversário, poderá ter chances de levar algo do encontro.

Também o Chelsea vem de uma vitória moralizadora para a Taça de Inglaterra e vai defrontar o Burnley que, antes de vencer o Brentford na passada jornada, ainda não havia triunfado em 2024. É uma fase má para a equipa de Vincent Kompany que tem quase certa a despromoção. Os blues também não estão a fazer uma época positiva. Neste momento, estão em 11.º lugar e o objetivo será, certamente, começar a preparar a próxima época. Tirando Roméo Lavia, de fora para o resto da temporada, não há novidades no plantel, que tem em Cole Palmer o grande motor de criatividade do ataque e que, certamente, fará diferença.

A armada lusa do Wolverhampton desloca-se a Birmingham para defrontar o Aston Villa. Os villains, atualmente no último lugar de acesso à Liga dos Campeões, não vencem há dois jogos consecutivos, mas nem por isso parecem abrandar da luta pela prova milionária. É na vertigem e no controlo físico do 4-4-2 de Unai Emery que a equipa retira mais dividendos, sendo que, do outro lado, estará um adversário pronto para aproveitar o espaço nas costas. Hwang Hee-Chan e Pedro Neto continuam a ser baixas de peso no ataque do wolves, que deverá contar com José Sá, Nélson Semedo e Toti Gomes no onze inicial. Veremos quem levará a melhor: a pressão forte do Aston Villa ou o contra-ataque acutilante do Wolverhampton.

O principal interessado numa vitória do Wolverhampton é o Tottenham, que enfrenta o Luton Town. Os spurs continuam a demonstrar bom futebol, porém, alguma inconsistência: na última jornada, por exemplo, perdeu por 3-0 frente ao Fulham. Maddison e Son, que tiveram extraordinários inícios de época, não regressaram à competição, o inglês por lesão e o coreano por ausência na Taça Asiática, da forma como tinham parado. Ainda assim, são elementos fundamentais no jogo rápido e aguerrido que Ange Postecoglou quer implementar no norte de Londres.

Do outro lado está o Luton que, apesar de só ter mais um ponto que o Nottingham Forest, tem um jogo atacante bastante interessante, sobretudo graças a Ross Barkley, médio inglês que parece ter encontrado uma nova vida na sua carreira. A defesa, porém, deixa muito a desejar e isso é provado pelos nove jogos consecutivos que a equipa leva sem vencer. Mais um jogo em que o Tottenham tem as grandes probabilidades de levar os três pontos, mas no qual não pode esquecer que o seu adversário é mais que capaz.

É o primeiro jogo do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, Nuno Tavares e Rodrigo Ribeiro, desde que foi aplicada a sanção de quatro pontos que deixa a equipa na zona de despromoção. A equipa do técnico português leva quatro partidas sem ganhar e a pressão far-se-á sentir no seio do City Ground. O Crystal Palace, que leva apenas mais sete pontos para o Forest, descansa desde dia 9 de março, mas a vaga de lesões continua a afetar a equipa de Oliver Glasner. Mesmo com o regresso de Eberechi Eze, Doucouré, Holding e a estrela da companhia, Michael Olise, continuam de fora. Um encontro equilibrado em perspetiva, com a manutenção na Liga Inglesa em jogo.

Beto, André Gomes, Youssef Chermiti e João Virgínia deslocam-se ao terreno do Bournemouth em mais uma luta pela manutenção. Na verdade, André Gomes, que continua lesionado, não viajará com a equipa, que procura a primeira vitória em nove jogos. Sean Dyche, contratado para tentar lutar pela estadia no principal escalão inglês, continua nesta demanda, dificultada pelo castigo de seis pontos por brechas no fair-play financeiro. Do outro lado está o Bournemouth, já longe do fulgor que demonstrou na temporada, mas mais aliviado. Os 35 pontos somados permitem que a equipa de Iraola esteja confortável e isso deve-se muito a Dominik Solanke, que já leva 15 golos na temporada. A chave do jogo poderá estar na forma como os toffees anulam o avançado dos cherries.

Em luta pela Europa estão o Newcastle e o West Ham. Eddie Howe ataca esta partida com muitas baixas: Botman, Joelinton e Trippier são os mais recentes lesionados, sendo que Barnes e Pope já não contavam. Do outro lado, apenas Edson Álvarez está castigado e não vai a jogo. Paquetá e Kudus são as grandes figuras criativas e serão, certamente, fortes candidatos a protagonistas no que à exploração da debilitada defesa dos magpies diz respeito.

Marco Silva e o Fulham vão a Sheffield enfrentar o lanterna-vermelha da Premier League. Na passada jornada, os cottagers derrotaram o Tottenham por 3-0, vitória moralizadora que, certamente, servirá de motivação para o encontro com os blades que estão cada vez mais perto da despromoção.

Vídeo que pode interessar: «Bruno Fernandes foi o melhor jogador da Seleção na qualificação»