Portimonense-Gil Vicente: Algarvios motivados com vitória no dérbi
Portimão Estádio

ANTEVISÃO Portimonense-Gil Vicente: Algarvios motivados com vitória no dérbi

NACIONAL21.01.202408:05

Vitória no dérbi retirou os algarvios da linha de água, aumentando a motivação para defrontar um adversário que não vence há dois jogos e que já leva catorze partidas consecutivas a perder como visitante.

Esta tarde, com início às 15:30h no Portimão Estádio, o Portimonense recebe o Gil Vicente, em partida da 18.ª jornada da liga. Atendendo aos últimos resultados das duas equipas, o Portimonense tem mais motivos para sorrir depois de vencer (1-0) o Farense no dérbi algarvio, ao contrário do Gil Vicente, que empatou os dois últimos jogos.  Com 18 pontos, o Portimonense é 12.º, à frente do Gil Vicente, 15.º com 16 pontos. O jogo terá como árbitro Hélder Malheiro (AF Lisboa) e no VAR vai estar António Nobre (AF Leiria).

O histórico de confrontos entre os dois clubes sugere equilíbrio: nas 29 vezes em que se defrontaram, o Portimonense venceu por onze vezes, o Gil Vicente dez e registaram-se oito empates. A jogar em casa, o Portimonense tem ligeira vantagem, somando sete vitórias nos 14 jogos entre os dois clubes. Dois empates e cinco triunfos dos gilistas, completam os dados.  

A mesma paridade verifica-se nos encontros realizados no principal escalão, com quatro triunfos para cada lado e um empate, nas nove ocasiões em que se encontraram. Mas, em Portimão, continua a existir supremacia dos algarvios, com três triunfos em quatro jogos. A única vitória do Gil Vicente no recinto do Portimonense, foi em 2021/2022, com o golo de Samuel Lino – que agora brilha no Atlético de Madrid - aos 60 minutos, a fazer a diferença no marcador. Na temporada passada, o Portimonense venceu também por 1-0, com golo de Maurício, aos 48 minutos.

Nos quatro últimos jogos realizados entre os dois clubes não se registaram empates, com duas vitórias para cada lado. Na 1.ª volta, em Barcelos, o Gil Vicente ganhou por 5-0, com golos de Fujimoto, aos 9 minutos de grande penalidade e aos 45+4, Pedro Tiba (48), Tidjany Touré (72) e Gabriel Pereira (90+8).

PORTIMONENSE

O Portimonense marcou em todos os jogos realizados em casa e nos últimos sete [contando com o da Taça de Portugal, diante do SC Braga] só venceu o derradeiro, no dérbi com o Farense. Foi uma vitória importante que retirou os algarvios de posições ‘perigosas’ e quebrou o percurso negativo que estavam a trilhar. E teve um sabor mais especial por ser diante dos vizinhos de Faro, num jogo em que denotou superioridade e organização em segurar o avanço conquistado numa grande penalidade transformada por Carlinhos. Essa conquista será, certamente, um tónico extra de motivação para o encontro com o Gil Vicente, em que a vontade de retificar a goleada (5-0) sofrida na 1.ª jornada em Barcelos, também estará em mente. Para este confronto, Paulo Sérgio tem opções limitadas, principalmente na zona central da defesa: Pedrão completou a série de cinco cartões amarelos no jogo com o Farense e é baixa certa, e há dúvidas sobre a recuperação de Alemão, que se lesionou numa anca, no dérbi. Se não recuperar, do trio de centrais resta Relvas, pelo que terá que recorrer a Alcobia, que nesta temporada soma apenas 111 minutos no campeonato.

Sistema: 4x3x3

Equipa provável: Nakamura; Igor Formiga, Alcobia, Relvas e Gonçalo Costa; Dener, Lucas Ventura e Carlinhos; Jasper, Ronie Carrillo e Hélio Varela

Lesionados ou em dúvida: Tamble Monteiro e Alemão

Castigado: Pedrão

Em destaque: Carlinhos. Se há jogadores que sentem a camisola que vestem, Carlinhos é um deles. O médio brasileiro de 29 anos joga e faz jogar, empolgando os seus colegas e disputando cada lance, como se fosse o último. A regularidade, nivelada no topo, tem pautado as suas exibições ao longo da época, com os números a mostrarem ser o mais influente nas manobras ofensivas dos algarvios, com participação em sete golos: cinco da sua autoria e duas assistências. Na passada ronda voltou a decidir o dérbi com o Farense, não vacilando na marcação da grande penalidade que fez a diferença no marcador.

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: Devido ao falecimento do pai de Paulo Sérgio, na sexta-feira, não foi realizada a conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

GIL VICENTE

O Gil Vicente empatou os dois últimos jogos e continua sem saborear qualquer ponto como visitante desde 26 de fevereiro do ano passado, quando surpreendeu o FC Porto em pleno Dragão, acumulando desde então 14 derrotas consecutivas nessa condição, oito das quais nesta temporada. Hoje, em Portimão, segue-se nova tentativa, a 15.ª (!) para tentar inverter esse registo. Na última ronda, os barcelenses não foram além de um empate em casa com o Estrela da Amadora, num jogo em que estiveram em vantagem até aos 88 minutos, quando Regis anulou o avanço dado pelo golo de Gabriel Pereira, aos 12. Para o jogo com o Portimonense, o treinador Vítor Campelos volta a contar com o suíço Maxime Dominguez, que não foi opção diante dos amadorenses devido a suspensão e que se tem revelado importante nas manobras de ataque da equipa, com influência em oito golos: apontou cinco e assistiu em três. Nas contas do treinador não entram Depú, Thomas Luciano, Pedro Tiba e Alipour, devido a lesão.

Sistema: 4x3x3

Equipa provável: Andrew Silva; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Kiko Pereira; Mory Gbane, Fujimoto e Maxime Dominguez; Murilo, Miro e Félix Correia

Lesionados ou em dúvida: Depú, Thomas Luciano, Pedro Tiba e Alipour

Castigado: 

Em destaque: Gabriel Pereira. A realizar uma época de grande nível, que não tem passada despercebida a emblemas com outras ambições, o central esteve em destaque na jornada anterior e não apenas nas ações defensivas: de cabeça, na sequência de um canto, abriu o marcador no empate (1-1) com o Estrela da Amadora, mostrando o quão importante é nas bolas paradas ofensivas. Na retaguarda, e na missão de proteção da sua baliza, tem-se mostrado um defesa competente e seguro, apesar dos golos que os gilistas têm sofrido nesta temporada, sendo uma das defesas mais batida na competição.

Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente: «Vamos defrontar um adversário difícil quando joga no seu reduto. Vamos respeitar o Portimonense, mas queremos entrar forte na segunda volta, fazer um bom jogo e conquistar os três pontos. Foi o nosso primeiro adversário, mas são jogos completamente diferentes. Quer o Portimonense, quer o Gil Vicente, têm planteis diferentes. Vai ser um jogo equilibrado e vamos fazer de tudo para vencer. Sabemos os pontos fortes do Portimonense, trabalhamos bem durante a semana e estamos confiantes com isso. Cada jogo é sempre uma final e este é mais uma. Temos de deixar tudo em campo e conquistar os três pontos.»