Porque é que os adeptos do Atlético Madrid são ‘colchoneros’?
IMAGO

Porque é que os adeptos do Atlético Madrid são ‘colchoneros’?

INTERNACIONAL02.02.202401:00

Se os rivais do Real Madrid são merengues, o Atlético de Madrid também tem uma alcunha associada às cores da camisola: os colchoneros.

Antes de mais, importa recuperar que o Atlético, fundado em 1903 por um grupo de estudantes bascos instalados em Madrid, começou por ser uma filial do Athletic Bilbao, cinco anos mais velho. Como tal, a primeira camisola foi azul e branca, bipartida, tal como a do emblema do País Basco, que, por sua vez, tinha encontrado inspiração no Blackburn Rovers.

Já em 1909, um dos jogadores do Athletic Bilbao, Juan Elorduy, foi a Inglaterra com a missão de arranjar camisolas novas para os dois emblemas. Em Southampton, não conseguiu encontrar equipamentos do Blackburn, pelo que a solução foi reunir equipamentos do clube local. Ambos os clubes adotaram depois a camisola listada verticalmente a vermelho e branco, que o Atlético Madrid estreou em 1911.

Por essa altura a indústria têxtil estava pujante, em Madrid, com destaque para os colchões fabricados à mão, com lã e linho, que depois costumavam ter uma forra de listas vermelhas e brancas.

Perante as semelhanças com a camisola, os jogadores e adeptos do Atlético de Madrid ganharam a alcunha de colchoneros, que ganhou força após a Guerra Civil de Espanha (1936-1939), e que persiste até aos dias de hoje.