Persistência de Adriano Amorim garante ponto em Matosinhos
Leixões e Paços de Ferreira continuam sem vencer na Liga 2. Foto: Leixões

Persistência de Adriano Amorim garante ponto em Matosinhos

NACIONAL16.02.202421:05

Extremo brasileiro de 22 anos aproveitou erro defensivo do Paços de Ferreira para empatar o encontro

No arranque da 22.ª jornada da Liga 2, o Leixões e o Paços de Ferreira não foram além de um empate (1-1).

Ambas as equipas procuravam colocar um ponto final nas suas ‘mini’ crises, acabou por ser o Paços de Ferreira aquela mais predisposta a esse desígnio e inaugurou o marcador logo à passagem do minuto 5. Gorby atirou, à entrada na área, para defesa incompleta de Stefanovic, e Afonso Rodrigues, em posição privilegiada, só teve de encostar para fazer golo na primeira oportunidade do encontro. 

O golo madrugador animou os visitantes, que não deixavam o Leixões sair a jogar. Gorby, em modo todo-o-terreno, devia ter ordem para fazer o que queria do meio-campo adversário, todavia, ficava a faltar critério a Costinha (9’ e 27’) e a Pablo (29’) para materializarem, no segundo golo, aquele que era o domínio dos castores.  

A partir da meia-hora, os comandados de Carlos Fangueiro começaram a demonstrar alguma capacidade para tirar partido das lacunas que os visitantes iam apresentando no seu jogo, nomeadamente, nos espaços deixados nas costas da sua linha defensiva e no seu jogo posicional, e, pouco a pouco, foram chegando à baliza de Marafona através de transições. 

Adriano Amorim, pelo corredor esquerdo, e Ventura, no lado contrário, ficaram encarregados de impulsionar o conjunto leixonense para o ataque, servindo os colegas com constantes cruzamentos para a entrada da área. Aos 39, Danrlei tentou dar o melhor destino a uma jogada desenvolvida pela esquerda, no entanto, esta acabou nas mãos do guarda-redes pacense. 

No arranque da segunda parte, foram os bebés do mar a entrarem melhor e Adriano Amorim, aos 49 minutos, teve nos pés uma excelente oportunidade para restabelecer o empate, obrigando o Marafona realizar a melhor defesa do encontro. 

Era uma questão de tempo até o Leixões chegar ao tão desejado golo, algo que acabou por acontecer ao minuto 56. Saída de bola deficiente por parte do Paços de Ferreira e Adriano Amorim, aproveitando uma escorregadela de Ferigra, não tremeu no cara a cara com Marafona e fez o 1-1. Justiça poética seja feita, não poderia ter existido outro jogador, por tudo o que vinha a fazer, a marcar o golo do empate.