Schjelderup (Foto: Miguel Nunes)

Os números por trás da vitória histórica do Benfica sobre o Bayern

Andreas Schjelderup fez o golo que suplantou 49 anos de domínio bávaro

O Benfica teve de ir aos Estados Unidos para vencer o Bayern pela primeira vez na história. Um confronto que quase sempre sorrira aos alemães acabou, finalmente, com a águia por cima.

Até ao dia de hoje, Benfica e Bayern tinham-se enfrentado em 13 ocasiões e os números contavam todos a mesma história: três empates e 10 derrotas dos encarnados.

Norueguês foi surpresa no onze e desatou o nulo frente ao Bayern após assistência do compatriota Aursnes
0 seconds of 1 minute, 2 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:02
01:02
 

Para além disso, depois do desaire desta época na Allianz Arena, a contar para a Champions League, o Benfica somava cinco derrotas consecutivas com o Bayern e nove nos 10 confrontos anteriores.

O último treinador do Benfica que não perdera frente ao Bayern fora Rui Vitória, nos quartos de final da Champions de 2015/16: depois da derrota na Alemanha por 0-1, a equipa até esteve a vencer o Bayern no Estádio da Luz, mas acabou por empatar 2-2.

Os outros dois empates também resultaram em eliminações, na altura da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Em 1976 deu-se o primeiro Benfica-Bayern de sempre com um jogo sem golos na Luz, antes dos alemães golearem em casa 5-1, nos quartos de final da prova. Cinco anos depois, desta vez na 2.ª ronda, um nulo em Lisboa voltou a abrir a eliminatória, antes de nova derrota lisboeta em Munique (1-4).

Galeria de imagens 16 Fotos