Organização garante segurança máxima na 'final four' da Taça da Liga
Diretor de segurança da Liga e subintendente da PSP apresentaram, esta segunda-feira, o plano de segurança. (Foto: A BOLA)

Organização garante segurança máxima na 'final four' da Taça da Liga

NACIONAL22.01.202412:35

Liga e PSP divulgaram esta segunda-feira o plano de segurança para o evento; tudo preparado para os dias dos jogos, mas também para a restante semana, nomeadamente na Fan Zone; ainda há bilhetes à venda, mas a previsão é lotação esgotada nas três partidas

Está tudo pronto no que concerne à operação de segurança para a 'final four' da Taça da Liga.

A garantia foi dada pelo diretor de segurança da Liga Portugal e pelo intendente da Polícia de Segurança Pública de Leiria, numa conferência de Imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, no auditório do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

«Uma das campanhas da Liga é o regresso das famílias ao futebol e estamos empenhados em receber todos aqueles que queiram assistir aos jogos. Estão reunidas todas as condições para ser um grande espetáculo, não só nos dias de jogo, mas também durante toda a semana, com várias iniciativas que todos os adeptos poderão apreciar», começou por afirmar Roberto Domingues, diretor de segurança da Liga Portugal.

Ainda de acordo com o mesmo responsável, todos os cenários estão acautelados, tal como a possibilidade de a final ser disputada por Sporting e Benfica: «Contamos com casa cheia para todos os jogos e todas as equipas de segurança estão alinhadas para receberem as pessoas e para que possa ser uma festa do futebol e para as famílias. A abertura das portas do estádio será sempre às 17.45 horas, duas horas antes do início dos jogos. Os perímetros de segurança estão devidamente identificados e há vários parques de estacionamento da cidade disponíveis para receberem os automóveis dos espectadores que forem ao estádio. Teremos operação de segurança robusta, com revista em todas as portas. Reforçarmos o pedido para que os adeptos cheguem com antecedência ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa para que o processo de entrada no recinto seja feito de forma ordeira e atempada.»

Roberto Domingues foi também questionado sobre a ausência de algumas claques dos clubes participantes, devido ao boicote relativo à identificação de cada comprador de bilhete, sendo que, também para este caso, a explicação foi clara. «Todas as pessoas que entrarem no estádio terão bilhete nominal. O acesso será controlado à entrada do estádio e, como tal, não há aqui qualquer posição diferenciada. Isso não é uma preocupação para nós. O que queremos é que os adeptos se sintam em casa e que possam participar numa grande festa», concluiu.

JOGOS CATALOGADOS DE RISCO ELEVADO

Os três jogos desta 'final four' da Taça da Liga são de risco elevado. A garantia foi dada pelo responsável pela PSP presente na conferência de Imprensa desta manhã, ocasião que serviu para que a referida força de segurança reforçasse os pedidos e os alertas a todos quantos vão fazer parte deste espetáculo.

«Todos as partidas são consideradas de risco elevado. Os meios empenhados são aqueles que entendemos necessários para garantirem a segurança de todos os intervenientes neste evento. Teremos várias valências da PSP em ação durante todos os dias, além das câmaras de videovigilância que existem na cidade, nomeadamente na zona onde está instalada a Fan Zone. Além da presença física de elementos da PSP, teremos também vários drones em funcionamento. Pedimos aos adeptos que venham atempadamente, que utilizem, de preferência, os transportes públicos. Os que vierem em viaturas particulares, evitem deixar objetivos visíveis nos interiores das mesmas de forma a não potenciarem o risco de furto», explicou Abel Batalha.

O subintendente da PSP de Leiria foi também instado a pronunciar-se sobre alguns problemas verificados na temporada passada, nomeadamente a utilização de artefactos pirotécnicos, garantindo que essa situação, ainda que tenha sido uma exceção, faz com que a atuação das forças de segurança este ano seja ainda mais reforçada: «À exceção da questão das tochas, a operação de segurança na época passada correu bem. Vamos estar fortemente empenhados no exterior do estádio para evitar essas situações e seremos intransigentes nas revistas aos adeptos.»

O facto de Sporting e Benfica poderem vir a defrontar-se na final da competição, agendada para as 19.45 horas do próximo domingo, está também devidamente acautelada, garante Abel Batalha: «Há dois anos tivemos uma final entre Benfica e Sporting com situações que correram menos bem e, como tal, estamos preparados para reforçar a segurança se voltar a haver dérbi no próximo sábado. Vamos ter capacidade reativa para eventuais situações.»

Recorde-se que a primeira meia-final da competição está agendada para as 19.45 horas desta terça-feira, e irá colocar frente a frente o SC Braga e o Sporting.

Para quarta-feira, à mesma hora, está agendado o duelo entre o Benfica e o Estoril.

A grande final desta 17.ª edição da Taça da Liga realiza-se no próximo sábado, às 19.45 horas, também no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, cidade que recebe a 'final four' da competição pela quarta época consecutiva.