)
Oficial: Nottingham Forest substitui Crystal Palace na Europa League
Agora sim, é oficial. O Crystal Palace, que venceu a época passada a Taça de Inglaterra, está de fora da UEFA Europa League e já há substituto: o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo. A decisão foi tomada esta sexta-feira na primeira Cimeira do Controlo Financeiro da UEFA.
A equipa do técnico português tinha-se qualificado para a UEFA Conference League, ao terminar no sétimo lugar da Premier League, mas sobe assim um escalão e troca de lugar com os eagles, que vão ter de jogar a terceira competição europeia.
Tudo porque o Lyon, que tinha sido relegado para a Ligue 2, venceu o recurso e garantiu a sua presença na Ligue 1, e, consequentemente, o seu lugar na Europa.
Isto aconteceu porque John Textor era proprietário de ações em ambos os clubes e, de acordo com as regras da UEFA relativas à propriedade de várias equipas, clubes com o mesmo grupo proprietário não podem disputar a mesma competição.
O norte-americano ainda vendeu os seus 43% de ações no emblema inglês para Woody Johnson, dono dos New York Jets, e demitiu-se do cargo de liderança que ocupava na equipa de Paulo Fonseca, mas tudo isso aconteceu após o dia 1 de março, considerado o prazo final da UEFA.
Porém, a formação de Oliver Glasner ainda vai apelar da decisão através do Tribunal Arbitral do Desporto, alegando que Textor não tinha mais de 50% de ações no clube.