OFICIAL: Mundial-2030 começa na América do Sul e acaba na Península Ibérica!
Mundial 2023. Foto: FIFA

OFICIAL: Mundial-2030 começa na América do Sul e acaba na Península Ibérica!

INTERNACIONAL04.10.202316:21

Torneio começará no Uruguai, passará depois por Argentina e Paraguai e será concluído em Portugal, Espanha e Marrocos

O Campeonato do Mundo de futebol de 2030 terá diferença substancial em relação a todos os anteriores. Aproveitando a comemoração dos 100 anos do torneio (começou em 1930, no Uruguai)  Os três primeiros jogos serão realizados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai) e os restantes serão divididos pelos três países que se candidataram à realização do Mundial do Centenário: Portugal, Espanha e Marrocos.

O presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, anunciou, esta quarta-feira, nas redes sociais, que os três países sul-americanos vão receber os «jogos inaugurais» do Mundial de 2030. A notícia foi depois confirmada por A BOLA junto de fonte da FIFA, que esta quarta-feira esteve reunida.

Assim, Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai, Paraguai e Argentina serão co-organizadores do Mundial-2030. Será a primeira vez que a prova mais importante será realizada em mais de dois países. Até agora, apenas o Mundial-2002, com sede no Japão e na Coreia do Sul, teve mais de um organizador, embora o próximo Mundial, o de 2026, seja realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Em comunicado publicado no site da FIFA, o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou que o Mundial-2030 significa «uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão». Infantino realçou ainda: «O primeiro destes três jogos, claro, será disputado no estádio onde tudo começou. No mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar os 100 anos do Mundial de futebol».

«O Mundial do Centenário, 100 anos depois do primeiro, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final», declarou Domínguez.

O Mundial de 2030, tal qual o de 2026, será disputado por 48 seleções e terá 104 jogos e deste modo, Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio.

Questionado sobre a saída do Chile – que fazia parte do projeto sul-americano – o presidente da Conmebol respondeu: «A ideia inicial era ter apenas dois países, Argentina e Uruguai, depois agregamos o Paraguai e mais tarde o Chile. A decisão da FIFA, não da Conmebol, foi fazer em três países. Mas vamos trabalhar para que de alguma maneira o Chile seja contemplado», explicou Dominguez.