O novo plano do Benfica para Prestianni
Ideia para a próxima época passa por empréstimo ou saída definitiva. Existe a possibilidade de integrá-lo em negócio para contratar reforço
O Benfica está a considerar o empréstimo ou mesmo a saída em definitivo de Gianluca Prestianni na próxima época. Os planos dos encarnados mudaram em relação a janeiro e o avançado de 19 anos deverá dar um novo rumo à carreira no verão.
Contratado em janeiro de 2024 ao Vélez Sarsfield assim que completou 18 anos, numa manobra de antecipação do Benfica a outros clubes europeus que também tinham interesse, Prestianni, não obstante o valor reconhecido e que esporadicamente vai mostrando, tem feito um percurso discreto nos encarnados. Tem contrato até 2019 e cláusula de rescisão de €100 milhões e isso atesta a confiança do Benfica no internacional sub-20 argentino.
Prestianni arrancou, aliás, a época como titular. Entrou de início nos primeiros quatro jogos do campeonato, sob o comando de Roger Schmidt, mas não voltou a ter semelhante protagonismo com Bruno Lage. É certo que se lesionou no tornozelo esquerdo, nos sub-20 argentinos, e esteve parado mais de dois meses. Mas não voltou mais a ser titular.
Bruno Lage sempre disse que tinha um plano para Prestianni, embora sem revelar detalhes. No início de fevereiro, pouco tempo depois do fecho do mercado de transferências, A BOLA revelou que, apesar das ofertas recebidas, o Benfica não quis abrir mão do jovem talento, preferindo acompanhar de perto o desenvolvimento dele, também a adaptação a um clube grande e a uma nova realidade competitiva e social.
Ofereceu-lhe, pois, um contexto favorável — com a companhia, por exemplo, de Nicolás Otamendi e Ángel Di María, dois campeões do mundo e profissionais irrepreensíveis — para que pudesse progredir sem pressa ou pressão.
Quase a acabar a época, Prestianni tem sido muito pouco utilizado. Soma apenas 10 presenças na equipa principal, oito na Liga (quatro como titular) e duas na Taça de Portugal (duas vezes suplente utilizado) e cinco na equipa B. Em abril, porém, teve oportunidade de causar impacto muito positivo, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, com o Tirsense, em Barcelos, assinado um golo bonito e uma assistência. A forma como festejou, sugerindo que seria óbvio o que pode acontecer quando está em campo, não caiu muito bem em alguns companheiros.
Investimento elevado
O Benfica apostou forte em Prestianni, pagou por ele €9,5 milhões (incluindo serviços de intermediação), reservando o Vélez Sarsfield 15 por cento do passe. E a decisão que tomará já no próximo verão justificará a maior ponderação.
A BOLA sabe que o Benfica admite vários cenários — empréstimo, para Prestianni ser exposto a um desafio diferente, ou mesmo saída em definitivo, neste caso através de uma proposta que, financeiramente, possibilitasse não apenas recuperar o investimento, mas tirar deste um elevado proveito. E ainda um terceiro — envolvê-lo num negócio que permitisse baixar, substancialmente, o preço a pagar pela contratação de um reforço para a próxima época. Todos as hipóteses estão a ser exploradas.
Prestianni está, também, interessado em procurar uma solução. Cada vez mais impaciente, procura uma oportunidade para jogar com regularidade, o que dificilmente acontecerá se continuar no Benfica. Clube e avançado coincidem, pois, na ideia de que será sempre melhor, nesta fase, uma separação. Se temporária ou definitiva dependerá das oportunidades que surgirem em breve.