Emblema liderado por António Salvador anunciou acordo para a saída do técnico (Foto: LUSA)
Emblema liderado por António Salvador anunciou acordo para a saída do técnico (Foto: LUSA)

Mercado: SC Braga oficializa saída de Carlos Carvalhal

Arsenalistas anunciam rescisão por «comum acordo». António Salvador destaca a «coragem» do técnico «num momento exigente» e Carvalhal fala de «sensação de missão cumprida»

Carlos Carvalhal já não é treinador do SC Braga.

A oficialização da saída do técnico foi feita durante a tarde desta segunda-feira, com o emblema arsenalista a dar conta de «uma decisão por mútuo acordo». Além de Carvalhal, deixam também o clube os adjuntos João Mário, Filipe Antunes, João Meireles e Tiago Pires.

Ainda na mesma nota, António Salvador, presidente da SAD do SC Braga, destacou a «coragem» de Carlos Carvalhal num «momento exigente» para o clube, salientando que o contributo do treinador irá «perdurar» na história dos bracarenses.

Também Carlos Carvalhal é citado no comunicado, com o técnico a confessar que tinha aceitado o desafio «por amor ao SC Braga e pela relação de há décadas com o presidente António Salvador», sublinhando que chega ao final deste «trajeto com a sensação de missão cumprida».

Eis o comunicado do SC Braga na íntegra:
O SC Braga informa que Carlos Carvalhal cessa funções enquanto treinador da Equipa Principal, numa decisão por mútuo acordo. Com ele deixam também o Clube os treinadores-adjuntos João Mário, Filipe Antunes, João Meireles e Tiago Pires. Técnico com mais vitórias ao serviço do Clube (92 triunfos em 167 jogos oficiais), Carlos Carvalhal tem o seu nome escrito a letras de ouro na história do SC Braga, com a conquista da Taça de Portugal (2020/21), em pleno ano de Centenário. O Presidente do SC Braga, António Salvador, destacou a “coragem” de Carlos Carvalhal num “momento exigente” para o SC Braga, sublinhando que o contributo do treinador irá “perdurar” na história do Clube. “Agradeço a Carlos Carvalhal e à sua equipa técnica o trabalho desenvolvido, a dedicação ao projeto e a grande colaboração que mantivemos ao longo da época. Reconheço e enalteço a coragem que teve num momento exigente para o SC Braga e sou-lhe pessoalmente grato por isso. O nosso entendimento de que é preciso iniciar um ciclo novo, com uma nova liderança técnica, em nada colide com o enorme apreço que temos por Carlos Carvalhal e o mérito dos trabalhos feitos em prol do clube são inegáveis e vão perdurar.” Por seu turno, Carlos Carvalhal não tem dúvidas em sublinhar que a missão que aceitou em agosto do ano transato foi “cumprida”. “Aceitei esta missão difícil por amor ao SC Braga e pela relação que tenho desde há décadas com o Presidente António Salvador. Chego ao final deste trajeto com a sensação de missão cumprida e agradeço a todos aqueles que nos apoiaram ao longo da época.” Obrigado, Mister!

Recorde-se que Carlos Carvalhal regressou esta época aos guerreiros do Minho já com a temporada em andamento, para substituir Daniel Sousa, e mesmo com um plantel que não tinha sido construído por si conseguiu elevar todos os registos individuais e coletivos, levando o SC Braga à luta pelo pódio do campeonato até à última jornada, bem como às meias-finais da Taça da Liga e aos quartos de final da Taça de Portugal. Também na UEFA Europa League a prestação foi considerada positiva, com os bracarenses a chegarem à derradeira ronda da fase de liga na luta pela apuramento. Além da prestação desportiva, registo também para o constante lançamento de jovens provenientes da formação dos arsenalistas e que se fixaram em definitivo na equipa principal, sendo, na atualidade, ativos extremamente valiosos e que poderão vir a rechear os cofres da SAD caso os seus passes venham a ser negociados num futuro próximo.

Notícia atualizada às 17h16

Sugestão de vídeo: