Festejos dos jogadores do Manchester City
Festejos dos jogadores do Manchester City
Foto: IMAGO

Manchester City pode receber indemnização milionária da Premier League

INTERNACIONAL14.02.202520:30

'Citizens' levam a melhor em tribunal, num caso que nada tem a ver com o chamado Julgamento do Século

O Manchester City voltou a vencer a Premier League em tribunal. O caso nada tem a ver com o chamado Julgamento do Século, onde os citizens estão a ser julgados por 130 infrações de âmbito financeiro, numa acusação levada a cabo também pela Premier League. 

Segundo o The Times, trata-se das famosas APT (Associated Party Transactions), uma norma que pretendia evitar que clubes como Manchester City ou Newcastle lucrassem com contratos de patrocínios vinculados aos seus proprietários.

As novas regras relativas aos acordos de patrocínio foram acordadas no início de 2014 pelos 14 clubes mínimos exigidos – dois terços dos votantes –, e foram concebidas para manter a competitividade da Premier League

A justiça, no início de outubro, decretou, através de um painel independente, que a Premier League tinha bloqueado os acordos de patrocínio de maneira ilegal. Richard Masters, presidente-executivo da Premier League, argumentou que o tribunal tinha, na verdade, «confirmado» as regras da APT e encontrado apenas «certos elementos que precisavam de ser alterados». 

Entretanto, o tribunal voltou a pronunciar-se para dar razão ao Manchester City, que acusou a Premier League de «mentir» ao resto dos clubes. Esta decisão pode ter fortes consequência para a Premier League, que pode ter de cobrir todos os custos do julgamento – cerca de 24 milhões de euros. Além disso, os citizens podem reclamar uma indemnização milionária à Premier League.