Liga 2: campeão europeu e muita experiência em mais um ano de alto nível
São muitos os jogadores que procuram o segundo campeonato profissional, ajudando os mais novos a crescer e dando aos adeptos a oportunidade de verem em ação atletas experientes e talentosos
A cinco jornadas do final, assiste-se a mais um ano com grande competitividade na Liga 2. Nomes como André Castro, atualmente na equipa B do FC Porto e Antunes do Paços de Ferreira, são duas das grandes cartas desta competição.
Castro chegou mesmo a ser convocado à seleção nacional no seu início de carreira, apesar de não ter chegado a estrear-se. Com uma Liga Europa e três ligas portuguesas no currículo, o médio regressou este ano à sua casa-mãe com o objetivo de manter os bês portistas no segundo patamar mais alto do futebol português e de ser uma voz de comando para os jovens jogadores.
Apesar de ter regressado para a equipa secundária do FC Porto o experiente jogador foi bastante elogiado por Jorge Costa na sua apresentação no verão: «É alguém por quem tenho um carinho especial. É um portista dos que fazem falta a esta casa e que será importantíssimo no crescimento de muitos outros.»
No mesmo barco, está Antunes. O experiente lateral esquerdo tem mais de 50 internacionalizações pela seleção portuguesa e conta com vários títulos em diferentes países. Embora já tenha 38 anos, o capitão pacense tem sido importante na luta pela manutenção, tendo já marcado três golos nesta edição.
)
Antunes regressou há três anos à capital do móvel, proveniente do Sporting, clube onde foi campeão nacional e jogador de Rúben Amorim, que em 2021 referiu estar orgulhoso por ter sido seu treinador: «Tenho umorgulho imenso em ser treinador doAntunes, a forma como ele trabalha, é imagem do nosso grupo. Queria realçar o trabalho do nosso Vitorino.»
Vários outros grandes nomes estão presentes nesta edição da Liga 2, como Vozinha, internacional por 80 vezes pela seleção de Cabo Verde e uma das peças fundamentais do Chaves, Pedro Tiba, colega de equipa de Vozinha e que já assumiu o objetivo de subir de divisão com os flavienses como sendo o seu «maior desafio da carreira», André André, médio atualmente no Leixões, mas com uma carreira marcada por passagens no FC Porto, Vitória SC, e com quatro internacionalizações pela seleção, marcando um golo frente ao Luxemburgo, e Wilson Eduardo, avançado luso-angolano formado no Sporting, mas que se destacou ao serviço do SC Braga. Hoje, joga no Alverca, equipa ribatejana que está a surpreender no seu regresso aos campeonatos profissionais.
Sugestão de video: