Léo Jabá: «Esperamos conseguir tirar pontos ao Sporting»
Léo Jabá, do Estrela da Amadora (à direita), discute a posse de bola com João Neves, do Benfica, em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Léo Jabá: «Esperamos conseguir tirar pontos ao Sporting»

NACIONAL28.03.202410:16

Extremo brasileiro tem sido uma das figuras do Estrela da Amadora, com cinco golos e cinco assistências; marcou aos leões na primeira volta e espera repetir a façanha

Léo Jabá vai justificando a aposta do Estrela da Amadora na sua contratação e já marcou a Benfica, na Reboleira, e Sporting, em Alvalade. Na sexta-feira, o brasileiro irá reencontrar os leões e poderá voltar a ser protagonista…

Na época de estreia em Portugal, o Léo Jabá já contribuiu com cinco golos e cinco assistências, sendo o jogador do
Estrela com maior contributo direto para golos (dez no acumulado). Corresponde às suas expectativas?

Primeiro que tudo, estou muito feliz por estar aqui em Portugal, fui muito bem recebido aqui desde o primeiro dia, pelo staff, pelos companheiros e o mister e quando assim é, tem-se confiança e é muito importante. Aqui, sinto-me em casa e fico muito feliz por poder ajudar os meus companheiros e, claro, não vou ser hipócrita, é sempre bom fazer golos e assistências porque, querendo ou não, significa que se está a fazer um bom papel.

O Estrela bateu-se muito bem nos jogos contra os grandes apesar de não os ter vencido e o Léo já marcou a dois deles, o Benfica e o Sporting. Isso motiva-o, a si e à equipa?

Sempre ouvia, quando estava no outro lado, que eles vinham mais motivados, porque é uma oportunidade de aparecer e essa é uma oportunidade para nós. Todos sabemos que num jogo grande, toda a gente vai estar à frente da TV, que no estádio vai haver pessoas a ver e isso motiva, mas o mais importante mesmo é o que nos faz vir treinar e acordar cedo, que são os nossos pais, filhos e familiares. Infelizmente ainda não conseguimos uma vitória contra os grandes, mas deixámos sempre o nosso ADN.
Nunca nos escondemos, foi muito difícil para eles vencer aqui, com o Benfica na Luz o jogo até aos 72 minutos estava 0-0 e infelizmente o Mansur lesionou-se e ficou mais difícil. Contra estas equipas, se desligarmos um pouquinho eles têm um plantel muito forte e decidem o jogo em detalhes, mas sinto muito orgulho nos meus companheiros e na equipa que represento porque nunca damos um resultado fácil. Para se vencer o Estrela é preciso ralar muito e contra o Sporting, na primeira volta, saímos atrás, conseguimos a reviravolta e levámos o golo quando o Almeida saiu de campo. São coisas do futebol.

Recordando essa boa exibição contra o Sporting: o Estrela esteve a perder, a ganhar e obrigou o Sporting a correr atrás. Uma volta passada, há condições para repetir a performance e conseguir um resultado positivo?

Claro, sabemos que o nosso campeonato está em aberto. Eles estão a lutar para ser campeões com o Benfica e nós estamos a lutar para ficar o mais acima possível na tabela, da oitava posição para baixo o campeonato está aberto. Sabemos que vai ser um jogo difícil, o Sporting tem jogadores de alta qualidade, mas aqui deste lado também vai encontrar jogadores com ambição, a querer mostrar o seu valor, garra e determinação, e espero que possa ser um belo jogo.

O Sporting é o atual líder e até poderá perder a liderança caso perca no José Gomes. Com que ideia ficou do poderio deste adversário? O Estrela pode conseguir ferir o Sporting?

No futebol, tudo pode acontecer. Há muitos exemplos de clubes que são favoritos e o menos favorito acaba por vencer…o bom do futebol é isso, poder haver uma surpresa. Fizemos uma semana de trabalho muito boa, estudámo-los bem, o mister passou os detalhes e o que temos de fazer. Esperamos conseguir fazer um grande jogo e sair com a vitória, um grande resultado que será importante junto dos nossos adeptos. Ainda não conseguimos tirar pontos a nenhum grande e esperamos conseguir tirar pontos ao Sporting nesta jornada.

Vencer…e não interessa quem marca

O foco de Léo Jabá passa apenas por derrotar o Sporting, . «O mais importante é nós garantirmos a manutenção; depois, conseguir ficar o mais alto possível na tabela. Ganharmos ao Sporting e depois nas restantes sete jornadas perdermos, de nada servirá para nós. Terminar o campeonato o mais alto possível na tabela vai ter mais valor coletivo e todos se valorizarão mais do que eu fazer um grande jogo na sexta-feira, porque se eu marcar um golo e sofrermos três, não vai valer de nada; então, procuro pensar assim e tenho a certeza de que os meus companheiros também. Quem marca ou deixa de marcar, é o menos importante, se pudermos ganhar 1-0 com um golo do Bruno Brígido, são três pontos para o Estrela e isso é o mais importante», definiu o extremo, concentrado no coletivo…e em que tudo corra pelo melhor. «Se Deus quiser, irei fazer uma grande partida, mas o que peço sempre é que ninguém se lesione, sei o quanto é mau, já passei por isso. Que seja um grande jogo e vença o melhor», desejou.

Susto a Grimaldo em 2018

O nome de Léo Jabá começou a entrar no radar dos adeptos portugueses em 2018, quando ao serviço do PAOK defrontou o Benfica na pré-eliminatória da Liga dos Campeões e mostrou predicados, apesar de a águia ter saído a sorrir e garantido a vaga na competição milionária. «A experiência foi o melhor possível, vir a Portugal por uma Champions, contra uma grande equipa, foi muito bom. Na Luz conseguimos empatar 1-1, era o Grimaldo que me estava a marcar e dei-lhe trabalho», recordou, sorridente.
«O Grimaldo é um jogador com muito nome no Benfica, sentem a falta dele ainda hoje e p jogo correu-me bem, nessa altura tinha 19 anos e foi um momento bom. É sempre bom defrontar grandes jogadores, numa competição tão importante e fico feliz pelas pessoas terem recordado o meu nome, é sinal de reconhecimento. Sinto-me muito bem em Portugal e facilita muito a questão da língua, por vezes brinco e digo que é um Brasil europeu», considera o atacante, desde há muito habituado a trabalhar com portugueses.