Leeds junta-se a catálogo de equipas da Red Bull
Leeds perdeu o 'play-off' contra o Southampton e vai continuar na EFL Championship. Foto: IMAGO/Pro Sports Images

Leeds junta-se a catálogo de equipas da Red Bull

Gigante mundial comprou participação minoritária do clube

A Red Bull chegou a acordo com o Leeds United para adquirir uma participação minoritária do clube inglês, sendo que vai ainda patrocinar as camisolas dos peacocks na próxima época, com a equipa a permanecer no Championship depois de falhar subida à Premier League.

É o quinto clube de futebol em que a multinacional terá algum tipo de participação, tendo atualmente ligações com o RB Leipzig da Bundesliga, Red Bull Salzburgo da Áustria, New York Red Bulls da MLS e Red Bull Bragantino do Brasil.

Embora seja o sócio maioritário nos outros clubes (no caso do Leipzig, a legislação daquele país impede que privados detenham mais do que 49% das ações do clube), no Leeds será apenas sócio minoritário. O clube britânico, note-se, é gerido pela 49ers Enterprises, braço de capital privado do franchise da NFL San Francisco 49ers, que chegou a Elland Road como acionista minoritário em 2018, tendo adquirido 100% do controlo a Andrea Radrizzani no verão de 2023.

«Estou entusiasmado com o facto de a Red Bull se juntar a nós para construir um futuro brilhante para o Leeds United e partilhar o nosso profundo respeito por este clube verdadeiramente especial», afirmou o presidente do Leeds, Paraag Marathe, que descreveu o acordo como «um marco histórico que permitirá ao clube atingir todo o seu potencial competitivo».

O Leeds, recorde-se, disputou a 26 de maio o play-off de acesso à Premier League contra o Southampton, tendo saído derrotado do encontro, o que ditou a permanência na EFL Championship, o segundo escalão do futebol profissional em Inglaterra.