Juvenis: FC Porto 'cancela' festa do Benfica com golo aos 90+8'
Clube da Luz esteve perto de se sagrar campeão de sub-17, ao vencer o Vitória de Guimarães, mas dragões garantiram triunfo ao cair do pano frente ao Sporting e vão discutir troféu no Seixal
Tudo adiado para a última jornada! Numa manhã repleta de emoções, o Benfica esteve perto de se sagrar campeão de juvenis, após triunfo sobre o Vitória de Guimarães (5-2), no entanto o FC Porto disse presente no último minuto da compensação do clássico com o Sporting (1-0) e empurrou a decisão do título para o duelo entre águias e dragões no Seixal.
Na corrida ao troféu de campeão nacional, o Benfica já tinha feito a sua parte — leia-se, garantido os três pontos na visita ao Minho, graças à pontaria certeira de Isaac Ferreira, Tomás Soares, Banjaqui, Anísio Cabral e Afonso Ferreirinha (que os golos de JP e Terroso não foram suficientes para anular) — quando no clássico entre dragões e leões permanecia teimoso nulo, que garantia o título às águias. Mas o FC Porto não atirou a toalha ao chão e aos 90+8' cancelou a festa encarnada.
Eduardo Ferreira fez aquilo que nenhum outro jogador conseguiu no encontro — e não foi por falta de tentativas —, ou seja, bater Alexandre Tverdohlebov. Num duelo em que os verdes e brancos tiveram poucas ocasiões — na última, Brandão Batista tentou surpreender Francisco Barroso com um remate de longe (73') —, o guardião leonino foi figura de destaque, ao parar Tcherno Jamanca (4' e 34'), Mateus Mide (29'), Bernardo Lima (42'). Ainda contou com a ajuda do poste aos 67', quando o recém-entrado Francisco Fernandes tentou fazer mossa, mas não conseguiu parar Eduardo Ferreira.'
O atacante entrou aos 73 minutos e numa jogada de insistência, que contou com defesas de Alexandre Tverdohlebov, conseguiu balançar as redes dos verdes e brancos, garantindo o triunfo e mantendo vivo o sonho do título.
A decisão sobre quem será campeão de juvenis fica assim adiada para a última jornada, com a receção do líder Benfica (44 pontos) aos dragões (41), no Benfica Campus, no Seixal. Às águias basta um empate para erguer o troféu.
Notícia atualizada