Há nova pérola no SC Braga: «Diego é um fenómeno e com muito para mostrar»

NACIONAL12.02.202518:20

Blessing Lumueno treinou o jovem médio nos juniores dos arsenalistas e não poupa nos elogios. Futuro assegurado, garante. «Profissional exemplar»

Ao quinto jogo… a primeira assistência. Quando, ao minuto 81 do dérbi frente ao Gil Vicente, realizado ao final da tarde do passado domingo, Diego Rodrigues assinou o passe de morte para Roger Fernandes bisar e sentenciar o triunfo do SC Braga (2-0), o camisola 50 dos arsenalistas passava a ter mais um capítulo da sua história para contar.

O percurso formativo do criativo, refira-se, até começou no rival Vitória de Guimarães, mas é no SC Braga que Diego tem despontado em definitivo, ao ponto de estar já totalmente integrado na equipa principal. A BOLA foi conhecer um pouco do seu trajeto e esteve à conversa com Blessing Lumueno, que o orientou nos juniores dos arsenalistas. E o atual treinador-adjunto do Chaves não esconde o seu apreço pelo antigo pupilo.

«Quando cheguei ao SC Braga o Diego já era um fenómeno naquele contexto dos miúdos de 2005. Tinha vindo do Vitória e já tinha tudo o que se consegue identificar hoje. Tem muita capacidade técnica, faz muitas assistências, de pé direito e de pé esquerdo, tem drible e joga sempre de cabeça levantada. Sente sempre que tem muito tempo para tomar as decisões e isso dá segurança à equipa», começou por dizer.

Olhando ao 4x2x3x1 agora utilizado por Carvalhal, há um lugar onde Blessing vê Diego: «Neste esquema, a melhor posição para ele é a número 10. Gere muito bem os tempos de jogo, tem último passe, tem golo e é diferenciado no último terço.»

Blessing Lumueno, atual treinador-adjunto do Chaves, orientou Diego Rodrigues nos juniores do SC Braga. (Foto: D. R.)

Os elogios do antigo técnico são ainda mais reforçados. «Ainda não se viu o verdadeiro Diego na equipa principal do SC Braga. É um fenómeno e com muito para mostrar», assume Blessing Lumueno, que adianta que o médio «é um profissional exemplar dentro e fora do contexto competitivo, com uma humildade incrível e que está sempre disponível para aprender. A par do Francisco Chissumba, era o maior talento daquela geração de 2005 do SC Braga».

A concluir, uma enorme projeção feita a Diego Rodrigues… e não só nos guerreiros do Minho. «Está a aproveitar para aprender com jogadores como o João Moutinho, o Rodrigo Zalazar ou o Ricardo Horta, por exemplo, e no futuro vejo-o claramente como um titular do SC Braga. Se não for já esta época, será num a curto prazo. Se pode chegar à Seleção Nacional? O potencial está todo lá, vamos ver se consegue confirmá-lo também a esse nível, julgo que sim», afirmou o antigo técnico dos juniores bracarenses.