Geny Catamo vai custar mais de 2 milhões de euros ao Sporting
Geny Catamo tem contrato até junho de 2025 e vai renovar até 2029. IMAGO/AFLOSPORT

Geny Catamo vai custar mais de 2 milhões de euros ao Sporting

NACIONAL03.12.202311:00

Administração leonina vai adquirir os 75 por cento do passe que ainda pertencem ao Amora. Renovação do contrato do extremo fechada

Geny Catamo tem-se revelado esta época a principal surpresa no plantel do Sporting, passado o teste na pré-época ganhou lugar na equipa de Rúben Amorim, já decidiu jogos e a administração leonina vai renovar-lhe o contrato. Mas vai também avançar para a aquisição dos 75 por cento do passe do extremo que ainda pertencem ao Amora e que vão ficar acima dos 2 milhões de euros.

Catamo assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020 depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo, foi depois cedido pelos leões a Vitória de Guimarães e Marítimo e esta pré-temporada convenceu Amorim a ficar com ele no plantel principal. E convenceu também a administração a adquirir a totalidade do passe, agora mais caro, porque o prazo para fazê-lo por 600 mil euros já foi ultrapassado no verão.

As conversa com o Amora decorrem já algumas semanas mas ainda não chegara a bom porto, têm até sido pouco conclusivas. A afirmação do moçambicano de 22 anos faz com que o emblema da margem sul queira inflacionar um valor que pelos dados recolhidos por ABOLA deve ficar cifrado um pouco acima dos 2 milhões de euros — os moçambicanos da Academia Black Bulls, onde Geny se formou, terão depois direito a percentagem do que o Amora receber.

Renova até 2029

A administração leonina tem pressa em resolver o assunto, embora a prioridade seja a renovação do contrato de Geny Catamo (termina em 2025), dossiê já acertado, com os derradeiros pormenores a serem acertados nos próximos dias. O extremo vai então prolongar contrato com os leões até 2029 (neste momento o mais longo de todo o plantel), sobe de forma muito significativa o vencimento (é um dos mais baixos) e será blindado com um cláusula, ao que tudo indica, de €60 milhões de euros (ainda em discussão).

Esta temporada Geny Catamo participou já em 15 jogos do Sporting, cinco com direito a estatuto de titular, num total de 623 minutos e marcou já dois golos. Fez duas assistências.