Selecionador nacional comenta apoio do presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Francisco Neto confirma continuidade: «Faz todo o sentido»

Selecionador Nacional dissecou participação lusa no Euro 2025, mas já apontou ao futuro. Dolores Silva abre a porta à reforma

Concluída a campanha no Euro 2025, a Seleção Nacional aterrou no Aeroporto de Lisboa no início da noite. O único ponto conquistado na Suíça e a saída sem glória após a fase de grupos justificava o semblante carregado e distante apresentado pelas jogadoras lusas.

Ainda assim, Francisco Neto era a personificação da esperança num futuro mais risonho. Horas depois de Pedro Proença abrir a porta à permanência no cargo, o Selecionador Nacional confirmou a continuidade e agradeceu à estrutura da Federação Portuguesa de Futebol: «Nós sempre sentimos o apoio do nosso presidente, claro que nos sabe bem neste momento em que muita coisa nos passa pela cabeça sentir esse voto de confiança, mas sempre o sentimos desde o primeiro dia.»

A caminho do décimo ano ao serviço da Seleção Nacional, Francisco Neto considera-se um «privilegiado» e afirma que «faz todo o sentido» continuar no comando técnico da equipa lusa enquanto o convite estiver em cima da mesa.  

Apesar da motivação para ultrapassar uma série de oito jogos consecutivos sem Francisco Neto identificou os principais pecados lusos na Suíça: «Faltou mais definição no último terço e finalização. Criámos o suficiente para poder ter um resultado diferente contra a Bélgica e sair com 4 pontos. Era algo que estava ao nosso alcance. Temos sofrido golos em erros que não podem acontecer em alta competição.» 

No meio do oásis competitivo refletido em dois golos marcados e oito sofridos na fase de grupos, o Selecionador Nacional retira pequenas vitórias: a solidez defensiva apresentada na segunda parte diante da Espanha (0-5) e a mentalidade competitiva demonstrada contra equipas melhor colocadas no ranking da UEFA.

Ainda assim, apesar da tristeza emanente no seio da equipa lusa, Francisco Neto já aponta para o futuro: «Vem aí um grande desafio que é o apuramento para o Campeonato do Mundo» 

Dolores não garante continuidade

Dolores Silva, capitã e porta-voz do grupo luso na chegada a Lisboa partilhou a confiança de Francisco Neto: «Não esquecer que foi com estas jogadoras que conquistámos coisas até agora. Temos de procurar o que é melhor para a Seleção. Tenho a certeza que o futuro vai ser risonho.»

Ainda assim, aos 33 anos, a média do Sporting de Braga não revelou se vai continuar disponível para ser convocada para a Seleção Nacional: «Estou a ponderar, neste momento é a equipa que importa.» No Euro 2025, Dolores Silva somou apenas 34 minutos, sempre a partir do banco de suplentes.