Federação italiana abre investigação a Zaniolo depois de acusação da Roma
A Federação Italiana de Futebol abriu esta terça-feira uma investigação a Nicolò Zaniolo, jogador da Fiorentina, na sequência de uma queixa apresentada pela Roma, clube que representou entre 2018 e 2023.
A acusação centra-se num incidente que terá ocorrido nos balneários do Viola Park, após a meia-final do campeonato Primavera, na qual a Fiorentina venceu a Roma por 1-2, na passada segunda-feira. De acordo com o comunicado do clube romano, Zaniolo dirigiu-se ao balneário da equipa adversária e teve um comportamento provocador para com os jovens jogadores da Roma, chegando mesmo a agredir dois deles.
«O futebolista acorreu ao balneário da equipa Primavera no final do jogo e comportou-se de forma provocadora com alguns jogadores da cantera giallorossa. Durante o confronto, dois jogadores da equipa Primavera terão sido agredidos fisicamente», indicou a Roma.
No entanto, a Fiorentina refutou esta versão, divulgando declarações do próprio jogador e garantindo que a situação foi mal interpretada: «A Fiorentina, relativamente ao que ocorreu no final da meia-final do Campeonato Primavera entre Fiorentina e Roma, informa as seguintes declarações do futebolista Nicolò Zaniolo: 'No final do jogo, desci ao balneário para felicitar os rapazes da Fiorentina e depois fui ao balneário do Roma para os cumprimentar e felicitá-los pela época, mas num momento começaram a insultar-me, por isso, para evitar que a situação se agravasse, preferi ir-me embora'», explicou o clube viola.
Nota ACF Fiorentina in merito a quanto successo al termine della semifinale del Campionato Primavera tra Fiorentina e Roma: https://t.co/Y53RPoFohV
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) May 26, 2025
Zaniolo, que pertence ao Galatasaray, mas está próximo de assinar em definitivo pela Fiorentina, também partilhou a sua versão dos acontecimentos nas redes sociais. «Quero pedir perdão pelo sucedido. Sei que reagi mal e assumo a minha responsabilidade. Fui ao balneário com o objetivo de dar apoio aos rapazes [da Roma] num momento complicado após a derrota. Lamentavelmente, um deles provocou-me verbalmente e perdi a calma», escreveu o jogador.
«Tenho que precisar que, para além de uma discussão verbal, não existiu comportamento físico agressivo da minha parte», acrescentou. A Procuradoria da Federação Italiana irá agora iniciar os interrogatórios formais. Caso se confirme a versão apresentada pela Roma, Zaniolo poderá enfrentar uma pesada sanção disciplinar e ficar impedido de jogar nas primeiras jornadas da próxima temporada.