FC Porto joga a época em cinco dias

NACIONAL15.02.202509:00

Jogos fora com Farense e Roma ditarão muito do futuro da equipa de Martín Anselmi em 2024/2025. Só duas vitórias mantêm vivas as esperanças de ainda chegar ao título e também de continuar na Liga Europa

A exibição do FC Porto no empate caseiro com a Roma foi uma espécie de revés no processo evolutivo da equipa comandada agora por Martín Anselmi, que voltou a entrar no jogo de uma forma ínsipida, sem chama e teve, pelo terceiro jogo consecutivo, que correr atrás do prejuízo para deixar a eliminatória em aberto para o Estádio Olímpico, na próxima quinta-feira.

Não há forma de escamotear a realidade e dizer com absoluta firmeza que o FC Porto, ao invés do que suecede no plano financeiro, atravessa uma das maiores crise de que há memória no que concerna a resultados. Os números são elucitavos e mostram uma sequência de nove jogos em 2025 com apenas uma vitória, diante dos israelitas do Maccabi Telavive, e sem nenhum triunfo para o campeonato.

Mais: com o empate registado diante da Roma, o FC Porto chegou a quatro jogos consecutivos sem vencer no Estádio do Dragão, sendo preciso recuar 20 anos para encontrar um cenário paralelo. É sabido que Martín Anselmi se deparou com uma equipa completamente de rastos em termos anímicos, mas a verdade é que conseguiu em poucos dias elevar os índices de confiança dos atletas e apresentar, dentro do possível, melhorias contra o Rio Ave e o Sporting, mas a atuação com a Roma, mormente no primeiro período, foi um autêntico retrocesso nesse plano evolutivo do FC Porto enquanto equipa.

Frente ao conjunto da capital italiana foi o terceiro jogo consecutivo em que o FC Porto chegou ao intervalo em desvantagem, uma tendência que anteriormente já se havia verificados nos jogos com o Santa Clara, Gil Vicente e Nacional da Madeira, neste último caso por duas bolas de diferença.

Chegou a hora da verdade!

Perante um quadro tão negativo e que está a deixar o universo azul e branco à beira de um ataque de nervos, o FC Porto tem agora pela frente uma semana decisiva, primeiro já com uma deslocação a Faro para defrontar uma equipa ávida de pontos para escapar à fatídica zona de despromoção, mas logo depois com uma visita ao Estádio Olímpico de Roma para o tira-teimas contra a equipa de Claudio Ranieri, na segunda mão do play-off da Liga Europa.

Duas partidas que podem ditar muito daquilo que será o futuro do FC Porto na temporada em curso. Se por um lado, ainda há a reduzida esperança de chegar ao título — dragões estão a nove pontos do Sporting, se levarmos em conta o confronto direto das equipas — e, por via disso, proibido de perder pontos no Algarve. O 1-1 com a Roma obtido no Dragão parece pender para os italianos, que agora no seu reduto procurarão deixar pelo caminho um dragão irreconhecível... O FC Porto joga o que resta da temporada num curto espaço de cinco dias. É o tudo... ou nada!