Eustáquio deverá voltar ao eixo da defesa frente ao Nacional
Eustáquio, médio do FC Porto - Foto: IMAGO

FC Porto: Eustáquio não garante ida à Gold Cup

Está convocado para a prova continental de seleções da CONCACAF, mas avaliará a sua «condição física e mental» depois do Mundial de Clubes; só em 2025/26 somou 49 jogos pelo FC Porto e Canadá

Numa época em que já soma 49 jogos entre clube e seleção, Eustáquio revelou, em conferência de imprensa com jornalistas canadianos, que a sua presença na Gold Cup dependerá do estado físico e mental após o Mundial de Clubes. O médio destacou a importância de avaliar as condições ao final dessa competição antes de tomar uma decisão definitiva. «Depende de como eu terminar o Mundial de Clubes física e mentalmente», reforçou.

A seleção do Canadá, orientada por Jesse Marsch, tem compromissos marcados para esta noite, às 20h30 (hora de Portugal Continental), frente à Ucrânia, e no dia 10 de junho contra a Costa do Marfim, no âmbito do Canadian Shield Tournament. Caso participe nestes dois jogos, Eustáquio seguirá diretamente para o estágio do FC Porto nos Estados Unidos, no Yurcak Field – Universidade de Rutgers, acumulando um total de 51 partidas apenas na época 2025/26.

A Gold Cup terá início a 15 de junho (14 de junho na América do Norte) e a final está agendada para 6 de julho. Entretanto, o calendário do FC Porto coincide com o início da competição, com o clube a enfrentar o Palmeiras a 15 de junho, seguido de jogos contra o Inter de Miami (19 de junho) e o Al Ahly (24 de junho). Caso o FC Porto avance no Mundial de Clubes, os oitavos de final estão marcados para 28 de junho. O plano atual prevê que Eustáquio se junte à sua seleção apenas se o Canadá continuar em competição na Gold Cup e o FC Porto já estiver eliminado do Mundial de Clubes.

«Na minha situação, se acabar ou não por jogar a Gold Cup, há espaço para outros jogadores ganharem uma vaga e jogarem bem e isso só beneficia o Canadá», considerou. O jogador também expressou preocupação com o curto período de descanso disponível, caso decida participar na Gold Cup. «Se eu jogar os dois amigáveis, seguir para o Mundial de Clubes com o FC Porto e depois voltar ao Canadá, os meus colegas do FC Porto terão uma ou duas semanas de férias enquanto eu ainda estarei a competir. Há um limite para o descanso que posso ter, pois o campeonato português começa poucas semanas depois. Essa é uma das grandes questões», comentou Eustáquio.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Sugestão de vídeo: