FC Porto: dragão em crise interna
Sérgio Conceição desolado em Barcelos (foto: GRAFISLAB)

FC Porto: dragão em crise interna

NACIONAL26.02.202420:00

No plano nacional, equipa de Sérgio Conceição voltou a claudicar em Barcelos e o título é praticamente uma miragem; comportamento do FC Porto na Liga e na Champions é contrastante; agora vem aí a Taça de Portugal e o Benfica...

Os 20 pontos perdidos à 23.ª jornada do campeonato — o pior registo na era Sérgio Conceição — ilustra bem a crise no plano interno que atravessa o FC Porto, uma espécie de ferida que tarda em cicatrizar e que coloca a nu as fragilidades que os dragões têm apresentado na Liga, o principal objetivo da temporada, que passou praticamente a ser uma miragem após mais um desaire, desta feita no terreno do Gil Vicente.

Para se ter uma verdadeira dimensão da derrapagem que os azuis e brancos tiveram nas últimas quatro jornadas da competição mais importante do calendário nacional, basta referir que o FC Porto perdeu sete pontos nos jogos com o Arouca (derrota), Rio Ave (empate) e Gil Vicente (empate).

A equipa de Sérgio Conceição viu-se uma vez mais incapaz de transportar a mentalidade evidenciada dias antes na Champions, onde derrotou o favorito Arsenal, para o campeonato, numa exibição marcada uma vez mais por ineficácia atacante e também pela falta de agressividade e velocidade dos jogadores, mormente no primeiro tempo.

O próprio treinador não consegue disfarçar o seu inconformismo — azia, na verdade — pelo facto de a equipa ter em grandes momentos do jogo uma atitude amorfa, sem o rasgo que sempre foi uma imagem de marca no ADN do FC Porto. Com o título a encaminhar-se mais para os lados da Segunda Circular, o FC Porto dá claros sinais de irregularidade e, por que não dizê-lo, de alguma incompetência, uma vez que tem deixado escapar oportunidades de se aproximar do duo da frente classificativa.

UMA SEMANA DECISIVA

O empate em Barcelos fez soar os alarmes no Dragão, onde mora uma equipa intranquila, capaz do melhor na Champions e do pior na liga portuguesa. Esta performance contrastante deixa o universo azul e branco em alvoroço, numa semana que pode ser decisiva. Quinta-feira, nos Açores, joga-se a continuidade dos dragões na Taça de Portugal e, volvidos três dias, há um escaldante FCPorto-Benfica no Dragão, onde o cenário pode mudar ou tornar-se (ainda) pior...