Diego Maradona (Imago)

Lendas para sempre: jogadores que tiveram o número retirado (fotogaleria)

Ao longo dos anos, uma elite de futebolistas marcaram de tal maneira um clube ou um país que nenhum outro jogador poderá usar mais o número que ostentavam. Imprensa inglesa avança que o Liverpool pode seguir o mesmo exemplo e homenagear Diogo Jota

De acordo com o dicionário, a palavra «lenda», quando refere uma pessoa, significa «indivíduo conhecido por muitos e admirado pelos seus feitos, pelo seu talento ou pelo seu desempenho em determinada área».

No entanto, no futebol, é muito mais que isto. As lendas são autênticos modelos, ídolos quase inalcançáveis, que inspiram gerações muito depois de já terem parado de jogar ou, até mesmo, partido.

Nomes que fazem os adeptos, imediatamente, recordar momentos únicos e inesquecíveis, que marcaram uma era. Nos últimos dias, a morte de Diogo Jota espoletou uma onda de homenagens sem precedentes, com epicentro em Liverpool. O «rapaz de Portugal» é lembrado com carinho e muita gratidão pelos 65 golos marcados ao serviço dos reds nas últimas cinco temporadas.

Para honrar a memória do avançado luso, a imprensa inglesa avança que o Liverpool pensa em retirar o número 20, envergado por Jota desde 2020, no ano em que os reds conquistaram o 20.º campeonato inglês. A decisão ainda carece de confirmação, mas é encarada como natural por muitos devido ao facto do internacional português não ter abandonado o clube.

Prática comum nos desportos americanos, como na NBA ou na NFL, no futebol a retirada de números não é tão usual, mas existe. A BOLA traz-lhe agora uma lista de jogadores que mereceram a honra de ver o número que envergavam retirado, que Jota pode abrilhantar.

Galeria de imagens 20 Fotos

Para que o número seja eternizado com o nome e nunca se separem.

Sugestão de vídeo: