Famalicão-FC Porto: Dragão a lamber feridas da Champions
FC Porto venceu na última visita a Famalicão. Foto: VÍTOR GARCEZ/ASF

ANTEVISÃO Famalicão-FC Porto: Dragão a lamber feridas da Champions

NACIONAL02.12.202308:15

Teste de fogo para a equipa de Sérgio Conceição, que quer manter a perseguição a Benfica e Sporting. O clássico de Alvalade aproxima-se a passos largos...

Depois do hiato competitivo motivado pelos compromissos das seleções nacionais, o FC Porto regressa hoje ao campeonato, pelas 18 horas, com uma deslocação sempre complicada ao terreno do Famalicão, equipa que está em retoma classificativa após um começo de temporada algo atribulado, mercê da saída de jogadores nucleares como Iván Jaime, por exemplo. 

Pese embora as últimas deslocações a Famalicão tenham um denominador comum -- vitória dos dragões --, jogar no terreno do emblema minhoto nunca tem sido fácil para os portistas, que nesta altura têm menos 3 pontos dos que os rivais Benfica e Sporting na classificação e estão proibidos de perder pontos nesta fase da temporada, tanto mais que se aproxima um sempre escaldante Sporting-FC Porto, em Alvalade.

Os azuis e brancos ainda lambem as feridas da derrota por margem mínima em Barcelona, para a Champions, e estão a concentrar todos os esforços no sentido de regressarem ao trilho dos triunfos para alcançar aquele que é, na realidade, o grande objetivo da temporada -- a conquista do campeonato.

Por seu lado, a eliminação da Taça de Portugal não abalou a confiança da equipa orientada por João Pedro Sousa, que esta tarde, em casa, procurará também fazer a vida negra ao FC Porto. Tem sido assim nos últimos anos, apesar de os portistas levarem vantagem em termos de resultados. Perspetiva-se assim um jogo aberto, pois o Famalicão é uma equipa com futebol positivo, sem grandes amarras defensivas e que olha para os opositores sem complexos, sem com a baliza contrária na mira.

FAMALICÃO

O último jogo do Famalicão foi na Luz, no passado sábado, com o Benfica, para a Taça de Portugal (derrota por 2-0), num jogo de grau de dificuldade semelhante que preparou a equipa para o embate com os portistas. Os minhotos só têm uma vitória nas últimas cinco jornadas do campeonato -- mais dois empates e duas derrotas --, há quase um mês, na receção ao Gil Vicente (3-1), enquanto os portistas, derrotados na terça-feira em Barcelona (2-1), para a Liga dos Campeões, somam três triunfos e duas derrotas nas cinco rondas anteriores.

O Famalicão é a terceira melhor defesa do campeonato, juntamente com o Moreirense (10 golos sofridos), facto destacado hoje por Sérgio Conceição, mas também é o terceiro pior ataque, a par de Estrela da Amadora e Vizela, com apenas 11 marcados.

Sistema: 4x4x2

Onze provável: Luiz Júnior; Nathan Santos, Justin de Haas, Riccieli e Francisco Moura; Puma Rodríguez, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá e Mirko Topic; Jhoander Cádiz e Théo Fonseca 

Lesionados

Castigados: Otávio Ataíde

A figura -- Jhoander Cádiz

O ponta de lança venezuelano, que não foi titular no Estádio da Luz contra o Benfica, é o melhor marcador do Famalicão no campeonato e costuma ter bons desempenhos nos jogos contra o FC Porto. Seguramente será aposta inicial do treinador João Pedro Sousa, uma forma de combater a dupla de centrais dos dragões. É possível que tenha a companhia na frente de ataque de um companheiro, atuando o Famalicão com dois avançados na linha atacante.

O que disse João Pedro Sousa, treinador do Famalicão: «“A nossa forma de trabalhar é sempre a mesma, independentemente do adversário. Focámo-nos no nosso jogo e no que podemos melhorar. Depois, debruçámo-nos mais sobre o FC Porto e a estratégia para o jogo. Espero um FC Porto forte, competitivo e competente, que vai criar imensas dificuldades. É fácil de analisar quais são os seus pontos fortes e vamos tentar perceber onde podemos criar problemas ao adversário. A grande incógnita é saber se vamos ter essa capacidade».

FC PORTO

O desaire em Barcelona poderá ter deixado a equipa de Sérgio Conceição algo descontente, mas terá hoje uma soberana oportunidade para voltar a festejar, tendo para isso de entrar forte no jogo, pressionando a saída de bola do Famalicão. Destaque para o regresso de David Carmo ao eixo defensivo, ele que falhou o duelo da Catalunha por imperativos disciplinares. Se o treinador assim o entender, Fábio Cardoso deverá ser o sacrificado no onze, partindo, naturalmente, do pressuposto de que a aposta recairá sobre os mesmos que iniciaram o encontro com os catalães, na passada terça-feira. 

Sistema: 4x4x2

Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu; Pepê, Alan Varela, Eustáquio e Galeno; Evanilson e Taremi.

Lesionados: Wendell, Gabriel Veron e Marcano

Castigados: --

A figura -- Evanilson

Com nove golos e duas assistências na temporada em todas as competições, o ponta de lança vive um grande momento de forma e será um dos alvos que certamente mais preocupa a defesa do Famalicão. Depois de ter dado um pontapé numa onda de lesões, o brasileiro reclama agora uma oportunidade de vestir as cores do Brasil, isto depois da chamada que teve recentemente Pepê. Consigo em campo, o ataque do FC Porto tem outra mobilidade e é sempre imprivisível nas suas ações.

O que disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: «É uma equipa que está cada vez mais sólida na 1.ª Liga, a dar passos muito seguros, com jovens de grande qualidade a surgirem no clube. É uma equipa que tem a terceira melhor defesa da Liga, tem jogadores virtuosos, com qualidade individual. Espera-nos uma tarde difícil em Famalicão, mas cabe-nos termos argumentos suficientes para conquistarmos os três pontos dentro dessas dificuldades»