Extremo luso-guineense formado no Benfica tem novo clube no futebol chinês
Romário Baldé mantém-se no Oriente, mas agora em representação de um emblema de maior dimensão. (Foto: D.R.)

Extremo luso-guineense formado no Benfica tem novo clube no futebol chinês

Romário Baldé deixa o Nantong Zhiyun e é reforço do Wuhan Three Towns; 'promoção' ficou a dever-se à excelente temporada realizada em 2023; estreia oficial poderá acontecer diante do campeão em título, Shanghai Port

Romário Baldé é o mais recente reforço do Wuhan Three Towns.

O extremo luso-guineense, formado no Benfica - chegou a jogar na equipa B dos encarnados em 2014/2015 (nove partidas) e em 2016/2017 (23 jogos, um golo e uma assistência) -, mantém-se, assim, no futebol chinês, mas dá o salto para um clube de maior nomeada.

Romário Baldé em ação num jogo da equipa B das águias. (Foto: Rui Raimundo/ASF)

Em 2023 (o campeonato chinês realiza-se em ano civil), Romário Baldé esteve ao serviço do Nantong Zhiyun, emblema que terminou a prova no 14.º lugar, garantindo, assim, a permanência na elite chinesa. 

E o extremo, de 27 anos idade, teve enorme preponderância na conquista desse objetivo, uma vez que terminou a época com números bastante interessantes (31 jogos, cinco golos e quatro assistências), tendo recebido o prémio de MVP em 13 partidas.

As boas exibições realizadas em representação do Nantong Zhiyun valeram-lhe, então, a transferência para o Wuhan Three Towns, clube onde vai ter como companheiro de equipa Pedro Henrique, ponta de lança brasileiro que também passou pelo Benfica B - em Portugal jogou ainda no Leixões, no Feirense e no Farense - e que na primeira metade desta temporada esteve ao serviço dos polacos do Radomiak Radom.

Depois de Benfica B, Tondela, Lechia Gdansk (Polónia), Académica, Gil Vicente, Leixões, Doxa e AEL Limassol (ambos de Chipre), Ratchaburi (Tailândia) e Nantgon Zhiyun (China), Romário Baldé dá um novo passo na carreira, mantendo-se no futebol do referido país oriental, mas agora num clube que tem legítimas aspirações em poder lutar pelo campeonato e pela taça.

A estreia oficial de Romário Baldé com a camisola do Wuhan Three Towns poderá acontecer já no próximo dia 1 de março, no arranque do campeonato chinês, quando o seu novo clube se deslocar ao reduto no campeão em título, o Shanghai Port.