Estoril-FC Porto: adversário de má memória para os dragões
Galeno, do FC Porto, procura escapar a Volnei Feltes, do Estoril. Foto: Álvaro Isidoro/Atlantico Press.

ANTEVISÃO Estoril-FC Porto: adversário de má memória para os dragões

NACIONAL30.03.202407:45

É o quarto duelo da época entre Estoril e FC Porto. Os canarinhos venceram dois

Depois de Benfica e Sporting terem jogado, é a vez do FC Porto entrar em ação na 27.ª jornada da Liga. Os dragões ocupam o terceiro lugar e, tal como os rivais, vão defrontar hoje uma equipa que luta pela permanência no escalão principal, o Estoril Praia, 14.º classificado, que foi goleado por 4-0 na Taça de Portugal, mas derrotou o FC Porto no campeonato e na Taça da Liga.

A formação orientada por Sérgio Conceição tenta alcançar a quarta vitória seguida, que constituiria a melhor série no campeonato, iniciada com a goleada por 5-0 ao Benfica, apesar de ter conquistado apenas dois triunfos fora de casa nos últimos seis encontros.

Sérgio Conceição defronta o Estoril-Praia pela quarta vez esta temporada e o balanço não é positivo. Na Taça de Portugal, o FC Porto venceu categoricamente por 4-0, mas na 10.ª jornada os canarinhos piaram mais alto (1-0) e eliminaram ainda os azuis e brancos da Taça da Liga.

Estoril e FC Porto chegam a este duelo provenientes de duas vitórias: os canarinhos venceram o Portimonense (1-0) e os dragões o Vizela (4-1).

Histórico de confrontos

Realizaram-se 57 jogos entre as duas equipas para o campeonato, com 10 vitórias do Estoril, 34 triunfos do FC Porto e 13 empates. Na soma das competições, já se defrontaram por 70 vezes, com os azuis e brancos a apresentarem vantagem em 41 vitórias, contra 14 triunfos dos estorilistas.

No Estádio António Coimbra da Mota, o FC Porto apresenta vantagem nos confrontos com a equipa da casa: são 15 vitórias em 35 jogos contra 11 dos canarinhos. Em jogos do campeonato, a última derrota (2-0) portista em casa do Estoril Praia foi em 1977-78.

Nos últimos nove desafios realizados entre as duas equipas no Estádio António Coimbra da Mota na Liga Portugal Betclic, ambas as equipas marcaram.

Estoril-Praia

O Estoril Praia vem de uma vitória, a única nos seis últimos jogos, marcando sempre há 12 jogos. A última vez que ficou em branco foi, precisamente, frente aos dragões, em casa, na Taça de Portugal.

A equipa orientada por Vasco Seabra vem de uma sequência positiva no que toca a golos, marcando pelo menos um nas últimas 17 partidas desta temporada.

O treinador Vasco Seabra nunca venceu o FC Porto na condição de anfitrião. Em três jogos caseiros, o técnico de 40 anos soma dois empates ao serviço do Paços de Ferreira e Moreirense e uma derrota no Bessa.

Equipa provável (3x4x3): Marcelo Carné; João Basso, Bernardo Vital, Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Wagner Pina, Vinícius Zanocelo, Mateus Fernandes; Heriberto Tavares, Rafik Guitane e Cassiano

Lesionados: Erick Cabaco e Jordan Holsgrove

O que disse Vasco Seabra na antevisão: «Todos os jogos tiveram histórias diferentes e é natural, porque vamos defrontar uma equipa que tem muita qualidade e coletiva. Nós por nossa vontade queríamos ter muito mais posse de bola que o adversário e é normal que em muitos desses momentos tenhamos de sacrificar-nos e correr muito atrás da bola também. No jogo da Taça, o resultado ficou um pouco mais desequilibrado e não fomos tão capazes. A verdade é que, nesse jogo, tivemos momentos com algumas situações, que são passadas em momentos muito diferentes e portanto o que sabemos é que cada jogo tem uma história, também ela, diferente. Vamos enfrentar um FC Porto que está num momento muito forte da época e sabemos que temos de estar no nosso melhor».

FC Porto

Os dragões não perdem há cinco jogos na Liga, tendo averbado a última derrota em Arouca na 21.ª jornada.

O FC Porto ganhou quatro dos cinco últimos jogos e nos últimos oito só perdeu um. Em jogos a contar para o campeonato, o FC Porto soma três vitórias consecutivas e nas três últimas jornadas da Liga marcou um total de 12 golos.

Com 18 golos sofridos, o FC Porto tem a melhor defesa desta edição.

Equipa provável (4x3x3): Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio Ataíde, Wendell; Alan Varela, Eustáquio, Francisco Conceição; Pepê, Galeno e Evanilson.

Lesionados: Iván Marcano e Zaidu.

O que disse Sérgio Conceição na antevisão: «Os jogos são todos diferentes e a prova disso são os 3 jogos que fizemos, tiveram sempre ingredientes diferentes. Jogo depois de uma pausa para as seleções onde o Estoril tem o seu objetivo de conseguir 3 pontos importantes e nós também temos o objetivo de ganhar. Não dependemos de nós, temos de fazer o nosso trabalho. Não adianta fazer futurologia porque isso só prejudica. Olhar para uma equipa difícil, que fez golos em todos os jogos, uma equipa positiva, que joga a olhar a baliza do adversário.... Temos de nos focar no Estoril e em nós, para não termos qualquer dissabor»