«Estamos a ficar em atraso relativamente a clubes como SC Braga»
Zelador do condomínio de André Villas-Boas foi agredido e assaltado na madrugada de 22 de novembro (foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

«Estamos a ficar em atraso relativamente a clubes como SC Braga»

NACIONAL12.04.202421:54

André Villas-Boas falou da atual falta de empenho do FC Porto nas modalidades

André Villas-Boas, candidato às eleições para a presidência do FC Porto, agendadas para 27 de abril, reforçou a ideia de mudança, começando pelas modalidades do clube.

«No último domingo, anunciamos que Mário Santos será o nosso diretor geral para as modalidades. O que procuramos nas modalidades irá refletir o que faremos com ofutebol, sabendo que é o coração deste clube, tanto em termos desportivos como na formação, desempenho e scouting. As pessoas que assumirão essas posições terão muito trabalho pela frente. A sustentabilidade futura do FC Porto está intrinsecamente ligada à sua formação, e este é um projeto novo e formativo acima de tudo. Sei que vocês esperam títulos de mim, especialmente considerando o legado que é deixado, como as taças europeias que trago comigo em cada visita. Esse é o passado histórico do Futebol Clube do Porto e que sempre será uma fonte de pressão», disse André Villas-Boas, dando o SC Braga como exemplo nas modalidades.

«Nas modalidades, é parte do nosso ADN continuar a ganhar. Estamos atualmente em atraso em todas as modalidades, não apenas em infraestrutura, mas também nas vertentes femininas. Recuperar esse atraso será um processo longo, especialmente no desenvolvimento de categorias femininas em todas as modalidades. Precisamos implementar nossa academia porque estamos a ficar em atraso relativamente a clubes como SC Braga. Este é um processo de regeneração necessário para um clube de nossa dimensão nacional e internacional», sublinhou Villas-Boas explicando que também vai investir no futsal, antes de deixar um desafio.

«Lançamos um desafio aos adeptos para nos ajudarem a escolher quais modalidades devem ser introduzidas ou reinstituídas no clube»

O local da Academia do FC Porto - AVB apoia a extensão e remodelação do Olival, enquanto Pinto da Costa prefere uma de raíz, na Maia - voltou a ser tema de conversa, com o antigo treinador portista a revelar que recebeu 'luz verde' da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o projeto em Vila Nova de Gaia.

«Vamos olhar seriamente para os contratos estabelecidos na academia da Maia. Temos o nosso projeto totalmente lançado. Tivemos boas notícias por parte da APA que garante que o espaço tem viabilidade total. Portanto, iremos olhar para as duas situações, para que o FC Porto não sofra mais nenhum atraso relativamente à sua construção. Temos uma obra mais eficaz do ponto de vista operacional, do tempo necessário, dos custos e agora a nível ambiental. Não é uma obra como a da Maia, mas que pelas suas características faz todo o sentido, mas FC Porto não pode ter o seu futuro mais atrasado", respondendo à pergunta de um adepto depois de ter afirmado que o projeto da Maia era «mais vistoso».