Endrick fala a A BOLA: «Cristiano Ronaldo é o meu maior ídolo»
Endrick estreou-se pelo Brasil na derrota frente à Colômbia (Foto: IMAGO)

EXCLUSIVO Endrick fala a A BOLA: «Cristiano Ronaldo é o meu maior ídolo»

Prodígio do Palmeiras fala do capitão da seleção portuguesa e da mudança para o Real Madrid, neste excerto da entrevista

A nova estrela do futebol brasileiro – e mundial – diz em exclusivo a A BOLA que o internacional português é «um cara que todos deveriam ter como exemplo». Neste excerto da entrevista, conta ainda o que espera no Real Madrid em 2024 e no Mundial de 2026. 

 Sempre destaca a importância da sua família e de todos os esforços feitos por ela, na sua carreira. Qual a importância dos seus pais no que está a viver?

Eu digo isso sempre e não me canso: a minha família é tudo para mim. Se não fosse pelos esforços do meu pai e da minha mãe, eu não estaria aqui hoje. Foram eles que acreditaram e construíram esta base, pois mesmo quando não tinham nada fizeram tudo para que eu me transformasse num jogador de futebol.

Onde você prefere jogar? Sozinho na frente, como um 9, num dos lados do campo ou como jogou na última fase do Brasileirão, mais solto, pela esquerda, direita, centro, por todo o lado do ataque?

Confesso que não tenho preferência, o treinador Abel Ferreira costuma treinar muito os nossos posicionamentos para diferentes situações de jogo e o atleta de hoje precisa ter essa versatilidade, estar pronto para qualquer situação, pois sabemos que as variações dentro de uma partida, dependendo do que acontecer, mudam muito rapidamente. Somos treinados para isso.

Um dos jogadores portugueses mais destacados ainda é, aos 38 anos, o Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr. Qual a sua opinião sobre ele?

É o meu maior ídolo, um jogador que atingiu todos os recordes por ser um jogador exemplar, dedicado. Ele é mais do que um atleta, ele é um cara que todos deveriam ter como exemplo, pois não importa o momento, ele quer ser o melhor, quer ganhar títulos, quer alcançar marcas, além de ser uma pessoa que demonstra humildade por onde quer que passe. É uma referência para qualquer jogador que almeja ir além na carreira.

Em 2024 vai chegar ao Real Madrid, clube onde Cristiano Ronaldo brilhou, o que espera encontrar no clube, em Espanha e no continente europeu?

Eu sempre quis jogar no Real Madrid, sempre foi a minha prioridade, e agora nesta viagem que fiz a Madrid deu para sentir um pouco mais de perto o que vou encontrar, o ambiente, os meus futuros companheiros, as instalações. Fiquei muito feliz, mas é o que eu digo, quando nós voltarmos ao Brasil já desligamos esta chave e ligamos outra, pois tenho mais esse primeiro semestre com o Palmeiras para disputar e o meu objetivo é ganhar os títulos todos em que participar.

Há já algum tempo que a seleção brasileira, ainda a única pentacampeã mundial, não conquista um Mundial de Futebol. Com Neymar, jogador hoje mais experiente, Vini Jr, seu colega no Real Madrid talvez já no auge, e outros craques, como o Endrick, o torneio de 2026 na América do Norte pode ser o ano?

Neste período que estive na seleção notei que não existe um único jogador que não tenha esse sonho. Nas conversas que tive com todos, com o Vini Jr, com o Rodrygo e com outros, todos sonham com isso e vão trabalhar muito para dar ao Brasil essa Copa. A gente sabe que não é fácil, claro, mas com tempo de preparação todos vão fazer de tudo para alcançar esse objetivo.

Neste primeiro ano como profissional, tem sido notícia também por fechar contratos publicitários, dois deles como destaque, casos de Neosaldina e New Balance, e os mais antigos, casos de Odontocompany e Rei do Pitaco. Como analisa esse crescimento também fora de campo?

Eu estou sempre atento ao que surge nesta questão do extracampo, costumo participar sempre, mas também tenho uma equipa grande de gestão que me ajuda muito nesses momentos, que me dão tranquilidade para eu pensar sempre apenas nos jogos e nos treinos. Sei da importância que isso tem, sei o que significa para a minha carreira e o meu futuro mas tudo vai ao encontro daquilo que eu faço dentro de campo e dos cuidados com a minha imagem.