Duarte Gomes analisa a arbitragem do dérbi do Porto: uma grande dúvida
Foto Grafislab

FC Porto-Boavista, 2-1 Duarte Gomes analisa a arbitragem do dérbi do Porto: uma grande dúvida

NACIONAL13.05.202400:06

Especialista de A BOLA avalia o trabalho de Artur Soares Dias num jogo intenso

Artur Soares Dias dirigiu o dérbi da Invicta, entre FC Porto e Boavista FC. A exercer a função de VAR esteve o também portuense Gustavo Correia.

Segue resumo dos lances tecnicamente mais relevantes da partida:

10' Francisco Conceição caíu na área do Boavista após disputa de bola com Sasso. A intervenção do central francês (tal como a do adversário) foi legal, ou seja, apenas na bola. A queda do avançado foi inevitável naquelas circunstâncias. Lance bem analisado na área do Boavista.


12' Evanilson atirou de cabeça por cima da barra, sendo-lhe erradamente assinalada posição irregular. O avançado brasileiro estava em jogo no momento do passe.

24' Entrada dura e negligente de Seba Perez (sobre Pepê) foi bem sancionada com o primeiro amarelo do encontro. O árbitro esteve muito bem ao aplicar a vantagem, agindo disciplinarmente na primeira interrupção.

40' Cartão amarelo bem mostrado a Pedro Malheiro, por impedir de forma antidesportiva a progressão de Galeno.

45+1' Otávio derrubou Bruno Lourenço, interrompendo ilegalmente a sua saída prometedora. O árbitro teve decisão coerente (e acertada) ao advertir o central azul e branco.

45+2' Bruno Lourenço atingiu Wendell fora de tempo, sendo advertido por esse motivo (ou porque protestou junto do árbitro assistente).

49' Bola cruzada por Wendell desviou no braço esquerdo de Vukotic, que estava colado ao corpo e em posição natural para o seu movimento. O árbitro estava perto e decidiu bem lance na área dos visitantes.

56' O árbitro assistente induziu o seu chefe de equipa em erro, ao interromper a partida inadvertidamente (a vantagem podia ter sido aplicada em excelentes condições). A precipitação técnica não anulou a justiça da decisão: Luís Santos foi bem advertido após impedir a progressão de Martim Fernandes de forma antidesportiva.

64'
Pedro Malheiro não podia ter ficado em campo depois de entrada notoriamente negligente (a roçar a expulsão) sobre Taremi. Neste tipo de lances - segundos cartões amarelos - é expetável que o árbitro interrompa o jogo sem aplicar a vantagem. Mas na prática e em jogadas de ataque, a ideia é não beneficiar o infrator, nem sempre sendo percetível que o infrator já tinha sido antes advertido. A melhor decisão foi tomada e isso é que foi importante.

69' Joel Silva tocou na bola com o pé direito, não cometendo infração sobre Francisco Conceição. O lance foi bem avaliado pela equipa de arbitragem.

71' Taremi, sempre a olhar para a bola, pisou inadvertidamente o pé de Reisinho, lesionando-o momentanemente. A ação do iraniano foi inadvertida/acidental. Tudo certo.

74' Reisinho derrubou Nico González por trás, impedindo a progressão do espanhol para zona prometedora. Foi advertido com justiça.

78' Amarelo bem exibido a João Gonçalves por demorar excessivamente na reposição de bola em jogo.

80' Alan Varela foi advertido após derrubar Watai, impedindo taticamente a sua saída. A infração antidesportiva foi bem sancionada.

86' Ao saltar à bola, Chidozie levantou o braço direito, atingindo o rosto de Evanilson com o seu cotovelo. Lance de análise subjetiva (muita coisa ali em análise), sendo aceitável a forma como o árbitro o interpretou em campo. Na nossa opinião e após rever as imagens, entendemos ter havido alguma imprudência do nigeriano: a disputa com adversários pressupõe atenção/cuidado, o braço do central estava na horizontal - no sentido do corpo do brasileiro - e teve como consequência o contacto no rosto daquele. A infração ocorreu na área do Boavista.

89' Filipe Ferreira não desviou a bola irregularmente da sua área. Novo lance bem avaliado pela equipa de arbitragem.

90+4' Bozenik isolou-se perante Diogo Costa, permitindo a defesa do guarda-redes português. O árbitro assistente assinalou o fora de jogo após a conclusão do lance. Fez bem.

90+8' Golo legal do FC Porto, o terceiro da equipa visitada na partida.

Nota: 5