Darwin Núñez marca, Uruguai vence campeã do mundo Argentina na Bombonera
Darwin Núnez bisou contra a Bolívia (Foto: Luciano Bisbal PhotoCero5/IMAGO)

Darwin Núñez marca, Uruguai vence campeã do mundo Argentina na Bombonera

INTERNACIONAL17.11.202302:02

'Celeste Olímpica' não vencia no território do rival desde a década de 80

O Uruguai venceu esta quinta-feira a Argentina na Bombonera por 2-0, em jogo da 5.ª jornada da zona sul-americana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.

A campeã do mundo em título até começou bem o encontro, mas o conjunto de El Loco Marcelo Bielsa começou a explorar as costas da linha defensiva do país das Pampas, onde alinhou o benfiquista Nicolás Otamendi. Darwin Núñez, na sequência de um erro do ex-companheiro de equipa, desperdiçou mesmo a primeira grande oportunidade da partida, atirando ao lado da baliza de Emiliano Martínez.

Aos 41 minutos, o lateral-direito Nahuel Molina não conseguiu a afastar a bola de perto da sua área e perdeu-a para Matías Viña. O cruzamento apanhou ao segundo poste a chegada de Ronald Araújo. O defesa do Barcelona atirou forte, Martínez ainda tocou com o pé, mas a bola entrou mesmo. 

Na segunda parte, Lionel Scaloni fez entrar Ángel Di María, mas mesmo assim a equipa da casa não conseguiu criar oportunidades para marcar, à exceção de um livre direto de Lionel Messi à trave.

A confirmação da primeira derrota da Argentina no espaço de um ano - perdeu na estreia no Mundial diante da Arábia Saudita - surgiu aos 87 minutos. Messi perdeu a bola e Nicolás De La Cruz, que curiosamente joga no River Plate, mais a norte na cidade de Buenos Aires, isolou Darwin Núñez, que bateu Otamendi em velocidade e bateu Dibu Martínez pela segunda vez. 

A Celeste Olímpica não ganhava em território argentino desde a Copa América de 1989. Para o feito, contou com um natural de Rosario no banco - Marcelo Bielsa - e ainda com o ex-Sporting Manuel Ugarte a realizar uma grande exibição no meio-campo. Já Franco Israel, que integra o plantel de Rúben Amorim, não saiu do banco.

Depois de ter vencido o Brasil, o Uruguai vence agora a Argentina no território do rival. A Argentina ainda lidera com 12 pontos, mas agora tem o rival desta noite a apenas dois.

La Scanoleta defronta o Brasil no Maracanã na madrugada de quarta-feira em Portugal. Já o Uruguai recebe a Bolívia.