Custou 30 milhões de euros e está a ser apelidado de pior avançado da Europa

INTERNACIONAL10.03.202509:30

Lindstrom joga na Premier League e leva 75 jogos consecutivos sem marcar, nem pelo Nápoles, nem pelo Everton; a última vez que celebrou um golo foi há mais de dois anos

75 jogos consecutivos sem marcar! Jesper Lindstrom voltou a não conseguir faturar no jogo do Everton no terreno do Wolverhampton (1-1), no último sábado, apesar de ter feito a assistência para o golo de Harrison, e leva um registo impressionante... pela negativa.

O atacante de 25 anos está a ser considerado como um dos piores avançados da atualidade na Europa e os números mostram isso mesmo. Segundo o Transfermarkt, não há outro atacante que esteja perto desse registo: Quenda, do Sporting, que é mais um ala, aparece em segundo lugar, com 28 jogos seguidos sem marcar, seguido de Kang-In Lee (23), do PSG.

Destaque para três jogadores do Manchester United, de Ruben Amorim, nesta lista: Garnacho (23), Hojlund (20) e Mount (18), e também para Pepê, do FC Porto, que já leva 19 seguidos sem faturar.

Formado no Brondby, Lindstrom brilhou na Dinamarca, marcando 15 golos e somando 14 assistências em 62 jogos, o que levou ao interesse do Frankfurt na sua contratação, em 2021, a troco de sete milhões de euros.

Após apenas duas épocas na Bundesliga, nas quais fez mais 22 contribuições diretas para golo (14 tentos e 8 assistências), em 76 partidas, o dinamarquês mudou-se para a Serie A e assinou pelos campeões em título, o Nápoles, por 30 milhões de euros.

Jesper Lindstrom a celebrar mais um golo pelo Frankfurt na Bundesliga (Imago)

No entanto, essa mudança para Itália acabou por não resultar: participou em 29 encontros, nos quais esteve em campo, no total, apenas 750 minutos, e somou só uma assistência, isto na época passada, que foi para esquecer para os napolitanos (10.º classificados).

Por isso, e com a chegada de Antonio Conte, foi emprestado pelos italianos ao Everton, até ao final da temporada e com uma opção de compra (valores ligeiramente inferiores aos 30 milhões de euros), mas, mesmo com o dobro dos minutos, o atleta de 25 anos continua sem marcar.

Questionado sobre essa falta de golos e a continuidade do jogador no plantel, a pensar na próxima época, David Moyes, novo treinador do Everton, foi simples na resposta: «Sejamos justos, não teremos longevidade se não conseguirmos fazer assistências e golos. É preciso encontrar formas de chegar a esses números, é o mundo em que vivemos.»

«Agora podemos obter todas as estatísticas e podemos falar sobre isso. É um jogador de ataque e penso que tem feito um bom trabalho, mas sim, preciso de golos e de assistências. Precisa de melhorar, fez um trabalho muito bom nas últimas semanas, mas há partes do jogo que queremos melhorar», explicou, deixando em aberto a sua situação, até ao final da temporada.

Jesper Lindstrom a falar com David Moyes antes de ir a jogo pelo Everton (Imago)

Pela sua seleção, a Dinamarca, só marcou um golo em 16 internacionalizações e foi num particular com a Sérvia (3-0), mas não tem sido convocado. O último jogo foi mesmo em novembro de 2023 durante a fase de qualificação para o Euro 2024, diante da Irlanda do Norte (0-2).

A última vez que Lindstrom celebrou um golo foi há mais de dois anos, ainda pelo Frankfurt, a 21 de janeiro de 2023, numa vitória frente ao Schalke 04 para a liga alemã, por 3-0, em que marcou e assistiu. Resta saber até quando vai durar esta seca de golos.

0

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer