)
Comité Técnico de Arbitragem apoia árbitro e contraria Real Madrid
O Comité Técnico de Arbitragem (CTA) espanhol reagiu à queixa feita pelo Real Madrid em relação ao árbitro Martínez Munuera. O clube considera que o juiz «ignorou voluntária e deliberadamente, os insultos e gritos humilhantes repetidamente dirigidos a Vinícius Jr.», mas o CTA já deixou o seu apoio ao árbitro e descreveu as palavras dos merengues como «acusações injustas».
Pode ler-se, em comunicado oficial do Comité: «O Comité Técnico de Arbitragem da Federação Espanhola (RFEF) gostaria de expressar o seu total e incondicional apoio ao árbitro Juan Martínez Munuera, após as acusações injustas feitas pelo Real Madrid. O clube faz alusão a uma série de advertências feitas por seus jogadores sobre gritos ou cânticos do público contra o jogador número 7 [Vinícius Jr.]. Importa esclarecer que, uma vez analisados os áudios da partida, não se ouve qualquer indicação de qualquer jogador do Real Madrid sobre este assunto, nem, no final da partida, o delegado do clube informou o árbitro de qualquer incidente relacionado a esses gritos ou cânticos.»
O comunicado menciona também que «o CTA é o órgão mais envolvido na luta contra todos os tipos de violência, racismo, xenofobia e intolerância. É um dos signatários do Protocolo contra o Racismo no Futebol, de Março de 2005, no qual se compromete a reflectir todos os tipos de ofensas racistas em que participam tanto os participantes como o público; a paralisia ou interrupção momentânea das partidas quando ocorrem comportamentos racistas, xenófobos ou intolerantes; e a suspensão da partida, esgotando as vias destinadas a garantir que ela continue a ser realizada, quando os árbitros considerarem que as ofensas ou condutas racistas, xenófobas ou intolerantes são gravíssimas», concluíndo com a afirmação de que o Comité estará «aberto a liderar, participar ou colaborar em qualquer iniciativa que as entidades do futebol designem para combater e erradicar a violência, o racismo, a xenofobia ou a intolerância no nosso desporto.»
Artigos Relacionados:
)
)
)
)
)