Casillas assinala estreia pelo Real Madrid: «Passei de 500 para 50 mil espetadores»

INTERNACIONAL12.09.202420:53

Faz esta quinta-feira 25 anos que o antigo guarda-redes espanhol vestiu pela primeira vez a camisola da equipa principal dos merengues

Dia 12 de setembro de 2024 é uma data especial para Iker Casillas. O antigo guarda-redes do FC Porto completa 25 anos desde a estreia pelo Real Madrid na La Liga.

Para assinalar o momento, Casillas deixou uma mensagem nas redes sociais. «No dia 12 de setembro de 1999 estreei-me na La Liga com a melhor equipa do mundo. Já se passaram 25 anos e parece que foi ontem que liguei para os meus pais a contar a novidade. Depois daquele dia, veio tudo o resto... Obrigado Real Madrid por estar na tua história», escreveu o antigo guardião acompanhado por um vídeo a contar como viveu a estreia.

«A minha primeira temporada no Real Madrid foi um pouco complicada porque não foi um ano brilhante. Em setembro, fui viajar com a equipa principal. O Albano Vizarri estava lesionado e, quando recuperou, lesionou-se o Bodo Ilner. Eu tive de entrar porque o Vizarri não recuperou bem tal como o Ilner. Eu tinha estado com a seleção de sub-21 e, no final, era o que estava mais em forma. A partir daí, começou tudo. Estreei-me no San Mames [casa do Athletic Bilbao], com 18 anos, sendo o jogador mais jovem na história do Real Madrid, ainda, que se estreou. Passei de estar a jogar na terceira divisão, com 500 espectadores e 5 jornalistas, para um campo com 50 mil espetadores e 500 jornalistas. Eu lembro-me de que foi um momento de nervos para mim», recordou a propósito de um jogo que ficou empatado a dois golos.

«São 16 anos maravilhosos, e fazer parte do melhor clube da história é algo único e irrepetível que pode acontecer a uma pessoa. Eu alegro-me de ter vivido essa etapa, porque vivi o Real Madrid antigo, que agora é o nome, a entidade e a marca que o clube tem. São muitos anos e muitos jogos, que estão ao alcance de poucos jogadores.», acrescentou ainda.

Foi assim uma etapa sem arrependimentos para San Iker: «O que eu diria agora ao Iker de 25 anos? Que ele fizesse o mesmo. Eu não me arrependo das coisas que aconteceram na minha vida desportiva. Eu acho que foi maravilhoso, tive a sorte de conquistar títulos, dar alegria aos adeptos, e espero que guardem uma boa recordação.»

Casillas é uma lenda viva do futebol mundial. Em 16 temporadas de Real Madrid, conquistou três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, um Campeonato do Mundo de clubes e uma Taça Intercontinental. Só em Espanha, levantou cinco campeonatos, duas Taças do Rei e quatro Supertaças.