Casa Pia: Beni já em pleno e batalha pela vaga de Neto
Beni Mukendi, do Casa Pia (à esquerda), discute a posse de bola com João Carvalho, do Estoril (à direita), em jogo pela Liga de futebol. Foto. Maciej Rogowski/Imago.

Casa Pia: Beni já em pleno e batalha pela vaga de Neto

NACIONAL30.11.202321:17

Médio falhou eliminatória pela Taça de Portugal devido a desconforto muscular, mas está recuperado na plenitude, candidatando-se a ocupar a vaga de Neto, que irá cumprir um jogo de suspensão

Na sua estreia absoluta como novo treinador do Casa Pia, Pedro Moreira foi adepto da estabilidade e apostou no mesmo sistema tático e, regra geral, os mesmos intervenientes nos quais o seu antecessor, Filipe Martins, havia apostado desde o início da temporada. Este sábado, na receção ao Portimonense, espera-se uma postura semelhante, mas com uma mexida obrigatória.

Ângelo Neto tem sido um dos indiscutíveis nos gansos e foi igualmente aposta do novo treinador no seu encontro de estreia, no passado sábado ante o Nacional da Madeira, que resultou no afastamento da Taça de Portugal para o conjunto lisboeta (0-0 e 6-5 no desempate por grandes penalidades favorável aos insulares). No entanto, o médio brasileiro será ausência forçada para o regresso à Liga, visto que se encontra castigado.

Ainda antes da pausa competitiva de uma semana para as seleções nacionais, na última jornada realizada no campeonato, na Amoreira perante o Estoril (derrota por 4-0), Neto viu cartão amarelo, o que levou a que tivesse sido substituído ao intervalo, condicionado por esse facto. Para cúmulo, esta foi a quinta vez que o jogador foi admoestado na presente temporada da Liga, pelo que terá de cumprir uma partida de suspensão.

Desta forma, Neto está fora das opções para defrontar o Portimonense e existem duas opções para o substituir, Samuel Justo e Beni Mukendi, ambos com qualidades e características diferentes para aportar à equipa.

Justo, internacional sub-20 por Portugal, rendeu o brasileiro no último encontro e já foi, por várias ocasiões, utilizado no centro do terreno tanto ao lado de Neto como no lugar deste, detendo qualidades que Pedro Moreira procurará para o meio-campo casapiano, podendo promover um Casa Pia mais dominador com bola e com o perfil ofensivo que os seus responsáveis buscam para o futebol da equipa, especialmente para os jogos em casa.

Por outro lado, Beni perfila-se como uma opção de maior consistência, mais próximo das características de Neto, que irá regressar às opções, tendo A BOLA apurado que o angolano falhou a eliminatória da Taça por problemas físicos, mais concretamente por desconforto muscular. Esta semana, o angolano já trabalha sem quaisquer limitações, pelo que se candidata ao lugar deixado vago por Neto e assim formar parceria com o indiscutível Pablo Roberto.