Benfica quer dar resposta ao acidente europeu
Chiquinho, Roger Schmidt, João Mário e Tomás Araújo. Foto: IMAGO/HMB-Media

ANTEVISÃO Benfica quer dar resposta ao acidente europeu

NACIONAL03.12.202308:20

Encarnados defrontam Moreirense e esperam manter a liderança; a equipa minhota quererá mostrar que o atual quinto lugar não é coincidência

Após uma semana europeia com dissabores e resultados negativos para os clubes portugueses, a Liga está de volta, bem como a corrida pela liderança. O Benfica vai deslocar-se a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense este domingo, às 18 horas, num jogo a contar para a 12ª jornada do campeonato.

Fazer o ninho no topo da tabela

O Benfica é o atual líder, fruto de uma vitória tirada a ferros nos últimos instantes da partida contra o Sporting. As águias ocupam o primeiro lugar da tabela pela primeira vez na temporada, e esperam continuar a olhar para baixo depois de uma semana onde comprometeram a ambicionada primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões. Estiveram a vencer o Inter por 3-0, mas deixaram-se empatar na segunda parte e voltaram para o ninho de 'asas a abanar'.

Não obstante o desastre europeu encarnado, o clube de Lisboa vive um excelente momento de forma para o campeonato, tendo apenas perdido o jogo inaugural contra o Boavista e empatado contra o Casa Pia à nona jornada (nove vitórias nos restantes jogos). Com 28 pontos em 32 possíveis, Roger Schmidt quererá manter o bom registo a nível nacional, galgando metros semanalmente rumo ao bicampeonato que escapa ao Benfica desde a época 2014/2015, na altura com Jorge Jesus ao leme.

O que disse Roger Schmidt

«Esperamos um jogo difícil. O adversário está a jogar muito bem, na época passada tivemos um jogo difícil contra eles, num estádio pequeno, não me surpreende que tenham sido promovidos. São uma equipa muito boa e organizada, têm muita qualidade individual, qualidade técnica e defendem muito bem em conjunto. Não vai ser um jogo fácil, mas nós estamos em boa forma, jogámos um bom futebol no último jogo. Precisamos de ter um bom desempenho.»

Esquema Tático: 4x2x3x1

Onze provável do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato; Florentino, João Neves; Di María, Rafa Silva, João Mário; Tengstedt.

Lesionados: David Neres, Alexander Bah

Quinto lugar não é obra do acaso

Por outro lado, o Moreirense entrará no seu relvado com vontade de mostrar que o quinto lugar na Liga Portugal não é um acidente de percurso. A equipa de Rui Borges ocupa uma das posições cimeiras do campeonato, após ter subido à primeira divisão do futebol português apenas este ano. O clube minhoto venceu a Liga 2 a época passada, com mais dez pontos que o segundo classificado Farense.

O Moreirense encontra-se numa excelente forma, com quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos para o campeonato, e tentará dar continuidade ao momento contra o líder.

O que disse Rui Borges

«São os jogos mais fáceis para lidar com os jogadores, vão estar motivados por eles próprios, O adversário tem de estar ciente que vai encontrar uma equipa motivada, ambiciosa, corajosa, que não se cansa de ganhar. O Benfica vai encontrar uma equipa competitiva e corajosa, a querer lutar pelos três pontos. Com todo o respeito pela grandeza do adversário, queremos vencer. Acredito que também nos vão respeitar.»

Esquema Tático: 4x2x3x1

Onze provável: Kewin; Fabiano Souza, Marcelo, Maracás, Pedro Amador; Wallison Máximo, Gonçalo Franco; Kodisan, Alanzinho, Madson; André Luís.

Castigados: Lawrence Ofori.

Lesionados: João Camacho, Hernâni Infande, Alhassane Sylla.