João Veloso e Rafael Luís nos Estados Unidos
João Veloso e Rafael Luís nos Estados Unidos (Fotos: Miguel Nunes)

Benfica: João Veloso e Rafael Luís com a equipa principal

Médios da formação das águias receberam instruções para se apresentar segunda-feira, juntamente com o grupo treinado por Bruno Lage. Estiveram no Mundial de Clubes. Vão trabalhar em contexto mais exigente

João Veloso e Rafael Luís foram dois dos jovens que integraram a lista de 28 que trabalhou no Mundial de Clubes dos Estados Unidos e, sabe A BOLA, ambos têm instruções para se apresentarem segunda-feira, juntamente com os jogadores do plantel principal.

João Veloso e Rafael Luís devem começar a trabalhar de forma mais frequente em contexto de plantel principal, embora possam continuar marcar presença na formação secundária das águias, sobretudo para somar minutos de competição na Liga 2. São, contudo, dois jovens para Bruno Lage potenciar e mais um sinal da proximidade do treinador com a formação das águias, onde trabalhou em praticamente todos os escalões antes de assumir o comando da equipa principal em 2018/19 e em 2024/25.

João Veloso, médio-centro de 20 anos, natural de Albufeira, Algarve, chegou ao clube em 2017/18 e há muito que nele foram identificadas caraterísticas que o podem distinguir. Na última época, o jogador, que conjuga no campo qualidade ofensiva e compromisso defensivo, fez 32 jogos pela equipa B, marcou cinco golos e fez três assistências. E estreou-se pela equipa principal — jogou 28 minutos na 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal com o Tirsense (4-0), no Estádio da Luz; entrou para substituir Florentino.

Veloso também foi utilizado no Mundial de Clubes. O jovem substituiu Kokçu no jogo dos oitavos de final frente ao Chelsea (1-4) e esteve 34 minutos, deixando bons indicadores. «Deu rotatividade ao meio-campo, mas a expulsão de Prestianni comprometeu tudo», escreveu A BOLA na análise individual aos jogadores do Benfica no duelo com os ingleses. Numa escala de 0 a 10, João Veloso foi pontuado com a nota 5.

Rafael Luís, médio defensivo, que como o companheiro também tem 20 anos, começou carreira na formação do Seixal, onde está desde 2010/11. Possante — tem 1,88 metros e 83 quilos — Rafael esteve em 33 jogos da equipa B na época passada, 20 na condição de titular. Esteve no plantel de Lage no Mundial de Clubes, mas apenas fez jogos-treino que as águias realizaram nos EUA.

Em 2023/24, as exibições de Rafael Luís na Youth League despertaram a atenção de clubes importantes e o jogador foi alvo de sondagens.

João Veloso são dois jovens nos quais o Benfica aposta muito e não é por acaso que Rui Costa os segurou. A 25 de setembro de 2023, o presidente dos encarnados anunciou a renovação de contrato com Rafael Luís até 2028 e, dois dias depois, foi a vez de também João Veloso se comprometer, igualmente até 2028.

Numa altura em que a SAD prepara uma remodelação no plantel, acautela o futuro com ligação próxima aos talentos do Seixal.

João Rego já não volta à equipa B
Outro jovem da formação dos encarnados que vai ganhando peso é João Rego, jogador versátil, com capacidade para responder em várias posições do meio-campo e no ataque. Rego já fez a época passada como elemento do plantel principal, mas foi chamado com frequência à Equipa B, pela qual fez ainda 19 jogos, marcou quatro golos e fez três assistências. Em 2024/25, com a camisola da equipa principal das águias, o médio ofensivo de 20 anos esteve em 13 jogos e estreou-se a marcar — apontou o segundo golo nos 5-0 da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Tirsense, jogo realizado em Barcelos. João Rego esteve no Mundial de Clubes, entrou de férias a seguir e tem indicação para regressar ao grupo de Bruno Lage dia 14. Desta vez para não voltar à equipa B. O plano é potenciar ainda mais o jogador na A. Embora não esteja nos planos, uma cedência para jogar com regularidade poderá ser estudada mais à frente, dependendo do espaço que conquistar durante a época. João Rego, na competição dos EUA, foi utilizado até como ponta de lança. Talento e versatilidade são argumentos do jovem alentejano, natural de Ourique.

Sugestão de vídeo