Fred Kerley na Golden Gala Pietro Mennea (Diamond League)
Fred Kerley na Golden Gala Pietro Mennea (Diamond League) - Foto: IMAGO

Fred Kerley, medalhado olímpico, suspenso por violação das regras antidopagem

Atleta está a ter um ano de 2025 para esquecer

O atleta norte-americano Fred Kerley, medalha de prata nos 100 metros em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024, foi suspenso provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), anunciou a organização. O castigo deve-se ao «incumprimento das suas obrigações de localização» no âmbito do programa antidopagem.

Kerley, também campeão mundial dos 100 metros em 2022, está sujeito, como todos os atletas de alto nível, a rigorosos requisitos de localização (domicílio, locais de treino, competições), devendo informar diariamente uma faixa horária e um local para a realização de eventuais testes antidopagem surpresa.

Três incumprimentos destes requisitos (teste não realizado, não comparência ou informação incorreta) num período inferior a um ano podem resultar em sanções.

O velocista norte-americano, através do seu advogado, anunciou nas redes sociais a intenção de contestar a acusação.

Aos 30 anos, Kerley construiu um currículo notável em poucos anos, após trocar a sua especialidade inicial, os 400 metros (bronze no Mundial de 2019, prata no Mundial de 4x400 metros em 2017), pela prova rainha da velocidade.

Depois da surpreendente prata nos Jogos de Tóquio 2020, atrás do italiano Marcell Jacobs, Kerley sagrou-se campeão mundial em Eugene, em 2022, com o tempo de 9,76 segundos. Conquistou ainda o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A suspensão provisória soma-se a um 2025 conturbado para o atleta. Kerley desistiu do campeonato de atletismo dos Estados Unidos há duas semanas, falhando a seleção para o Mundial de Tóquio, que decorre de 13 a 21 de setembro.

Em maio, foi detido em Miami após um incidente no hotel oficial dos atletas que participavam no Grand Slam Track, um novo circuito criado por Michael Johnson. Em janeiro e na mesma cidade, ouviu igualmente ordem de prisão, após discussão acesa com a polícia.

Kerley foi ainda acusado e processado em janeiro por violência doméstica contra a mãe dos seus filhos, tendo-se declarado inocente em ambos os casos.